Coluna Do Editor – 29/10/2024

Jantar

Na semana passada, o deputado federal Dilceu Sperafico promoveu um jantar de confraternização no Olinda Hotel e Eventos, em Toledo. O evento reuniu prefeitos e vice-prefeitos eleitos da região Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná, que estavam acompanhados de seus cônjuges. Sperafico também participou do evento ao lado de sua esposa, Iraci Sperafico, e contou com a presença do seu filho, o ex-deputado estadual Natan Sperafico.

Aproximação

O encontro teve como objetivo aproximar os futuros gestores municipais da região, fortalecendo laços de parceria e colaboração. Sperafico destacou a importância da união entre os líderes municipais e o compromisso em trabalhar pelo desenvolvimento das cidades da região. “Estamos aqui reunidos para celebrar a vitória nas urnas, mas também para nos comprometer com o futuro. Juntos, vamos transformar a nossa região em um exemplo de progresso e qualidade de vida para todos,” afirmou Sperafico.

Portas abertas

O parlamentar reiterou seu compromisso de manter as portas do gabinete abertas em Brasília, enfatizando que está à disposição para ajudar os novos gestores municipais em seus projetos e iniciativas, sempre com o foco em melhorar a vida das pessoas e promover o desenvolvimento da região. “O trabalho começa agora, e vocês terão em mim um parceiro para caminhar lado a lado em prol de nossa gente,” completou Sperafico.

Ausência

Um dado importante do segundo turno das eleições municipais para ser analisado com cautela pela classe política como um todo: o alto índice de abstenção e de votos nulos e brancos em Curitiba, Ponta Grossa e Londrina. Para se ter uma ideia, se fosse uma legenda política, o Partido da Abstenção Nulos e Brancos (PANB) sairia vitorioso em Londrina e seria o segundo mais votado em Curitiba. Em São Paulo isso também aconteceu, onde Guilherme Boulos perdeu para o PANB.

Números

Em Londrina, o segundo maior município do Paraná, a soma de Abstenções, Brancos e Nulos chegou a 144.521 votos. O prefeito eleito Tiago Amaral (PSD) somou 143.745 votos, enquanto que sua adversária a professora Maria Teresa (PP) recebeu 111.464 votos. Na capital, Eduardo Pimentel (PSD) foi eleito para suceder Rafael Greca (PSD) com 531.029 votos; abstenções, brancos e nulos chegaram a espantosos 502.439 e a novidade Cristina Graeml (PMB) teve 390.254 votos. Já em Ponta Grossa, a prefeita eleita Elizabeth Schmidt (União) foi reeleita com 96.407 votos; Mabel Canto (PSDB) recebeu 83.064 votos, um pouco à frente de Abstenções, Brancos e Nulos que somaram a 79.992 votos.

Desgaste

Mais que isso. O encerramento da votação escancarou o processo de desgaste da classe política com os eleitores. Em Curitiba, a expressiva votação de Cristina Graeml (PMB) tanto no 1º quanto no 2º turno encobre o discurso anti-sistema até então inédito na capital do Paraná. O recado ecoou pelos corredores do Palácio Iguaçu e da Assembleia Legislativa que já absorveram o recado das urnas e prometem mudanças nas estratégias eleitorais para 2026. As informações são do Blog Politicamente.

Nova data

A prestação de contas da Assistência Social da Prefeitura de Toledo foi remarcada para o dia 7 de novembro, a partir das 14h, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na Câmara Municipal. A prestação de contas é relativa ao segundo quadrimestre deste ano.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.