Coluna do Editor 29 – 30/10/2022
Sem luz
Claro que as atenções estão voltadas para a eleição, mas não poderia deixar de registrar – mais uma vez – o problema com a energia elétrica na região do Jardim Gisela em Toledo, mais precisamente nos loteamentos Dullius e Gafuri. Na noite da última quarta-feira (26), o vento forte causou nova queda de luz. Foram alguns minutos sem, porém, quando voltou foi na famosa ‘meia fase’. Era aparelho elétrico apitando para todo lado.
Problema constante
Embora a direção regional da Copel insista em dizer que isso não acontece, basta uma rápida conversa com qualquer morador dessa região da cidade para perceber que a reclamação é igual. E tem sido um problema constante!
Saudades!
Ah, saudades de quando Jair Benke era o diretor… Ao menos havia maior transparência e receptividade nas demandas da sociedade.
Ausência
Aliás, este distanciamento entre os chefes de regionais do Governo do Estado em Toledo não acontece apenas na Copel. Uma ou outra exceção, mas no geral os atuais ‘chefes’ estão pouco se lixando com a comunidade. Não aparecem nem para dar entrevista!
Ônibus
Pena Natan Sperafico não ter assumido a vaga na Assembleia Legislativa mais cedo. Esta semana ele conseguiu a doação de um ônibus para a comunidade terapêutica Beit Abba em Toledo. O deputado articulou com o prefeito de Curitiba Rafael Greca, com quem tem grande afinidade política, e conseguiu o ônibus junto à Urbs, a empresa que gerencia o transporte coletivo na capital.
Representatividade
Pode parecer pouca coisa, porém, para as entidades esse tipo de doação significa muito, tem um impacto muito positivo. Talvez agora as pessoas comecem a perceber a importância de se ter representatividade política, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal.
Alto
Infelizmente em Toledo essa consciência passou longe mais uma vez na eleição em 2 de outubro, isso porque foram mais de 480 candidatos a deputado com votos na cidade – quase 25 mil votos, suficiente para eleger os dois principais nomes que disputaram a eleição: o ex-prefeito Lucio de Marchi e o atual vice Ademar Dorfschmidt.
A Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), presidida pelo toledano Flávio Furlan, emitiu uma nota onde reforça sua missão de “integrar, fortalecer e representar as ACES visando ao desenvolvimento socioeconômico do Oeste do Paraná. Esse objetivo é reforçado em sua visão quando se entende a necessidade de que seja um desenvolvimento sustentável”.
Estratégias
No documento a Caciopar reitera que “a sustentabilidade se baseia em estratégias contínuas de transformação dos diversos ambientes que qualificam o território; que essas estratégias não podem ser definidas apenas por ações paliativas. Entendemos a necessidade de estratégias estruturantes para a consolidação de nosso desenvolvimento”.
Direito
“Destacamos que para a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento alguns pontos são essenciais: o Direito à Propriedade, a Segurança Jurídica e o avanço, e não o retrocesso, de reformas que contribuam para a geração de emprego, renda e oportunidades. Defendemos que nossas diferentes Instituições e Organismos Públicos sejam dirigidas por aqueles que respeitam as leis, que abominam a corrupção, que lutem pela liberdade de expressão, que cultivem a democracia sempre e não apenas quando lhes convém”, traz outro trecho do documento assinado pela diretoria da entidade.
Futuro
No trecho final a Caciopar defende que ser “nosso Direito, e também o nosso Dever, cumprindo com nossas responsabilidades, convocamos aqueles que compartilham de nossos valores, princípios e entendimentos, que identifiquem e votem nas propostas políticas e no candidato que mais se aproximam de nossas ideias e ideais. Mais do que isso, nesse momento histórico, no qual que a democracia deve ser exercida em sua plenitude, é necessário que cada um de nós trabalhe para sensibilizar todo cidadão a escolher as melhores propostas, a não anular ou votar em branco, a não se abster. O futuro do nosso país está em nossas mãos”.