Coluna Do Editor – 30/05/2024
Tachões
“Sobre a nota dos tachões da sua Coluna, olha como ficou pneu de um carro de uma amiga, na Rua Dom Pedro II com 7 de Setembro”. Esta foi a mensagem que recebi de uma leitora logo cedo nesta quarta-feira. Ah, claro, além de fotos que só reforçam o que tenho dito há tempos: esses tachões que estão sendo colocados nas ruas de Toledo estão servindo apenas para alguém ganhar dinheiro, porque duram pouco, muito pouco.
Andarilhos
E falando em reclamação, fui abordado duas vezes em questão de minutos com amigos reclamando sobre a questão dos andarilhos pelas ruas de Toledo, em especial no Centro da cidade. Já não bastasse o uso de bebidas e drogas, agora são camas montadas nas frentes de alguns estabelecimentos, sendo que em outros o povo está entrando sem pedir licença.
Segurança
Quero deixar registrada aqui minha preocupação em especial com os servidores municipais da Biblioteca Pública do Centro. Ali qualquer hora vai haver uma tragédia. E tragédia anunciada! Não tem segurança no local e os andarilhos têm livre acesso porque o prédio é público.
Emenda
Durante o programa “Papo Franco”, na rádio União (FM 90,3), o jornalista Batista Franco entrevistou ao vivo o deputado estadual Ricardo Arruda (PL) sobre uma emenda de R$ 1,3 milhão que ele, Arruda, conseguiu junto ao Governo do Estado. O detalhe é que o prefeito Beto Lunitti não quer receber esse dinheiro.
CMEI
“Escolhi uma em Toledo pela amizade com algumas pessoas na cidade. Não vi nenhum prefeito até hoje recusar um CMEI porque todos os municípios faltam vagas”, comentou Arruda ao vivo durante o programa, lembrando que a verba da emenda é para a construção de um Centro Municipal de Educação Infrantil.
Demora
O deputado afirmou ainda não entender a demora do prefeito Beto Lunitti em tomar uma atitude. “Prefeito não pode recusar emenda porque é para o bem da sociedade”, criticou Arruda, citando que o pedido está em Toledo há mais de uma semana e nada ainda. E o Governo tem pressa porque é um ano eleitoral e a emenda precisa ser entregue dentro do prazo legal previsto em lei.
“Se mexa ou se explique”
“É bom que o prefeito se mexa ou se explique”, seguiu Ricardo Arruda, ironizando se o prefeito não quer a emenda por ter “algum outro amigo parlamentar”.
Quanto mais…
“Quanto mais deputados ajudarem é melhor para a população. Eu libero emendas pensando em atender a população. Ela é quem merece o investimento das emendas parlamentares”, completou o deputado.
Compasso de espera
O prefeito Beto Lunitti, em resposta a Batista Franco, afirmou que estava aguardando a definição pelo Governo Estadual e quando o projeto fosse lançado.
Mentiu!
“Se ele disse isso, ele mentiu”, disparou sem meias palavras Arruda. Ele garantiu que o programa já foi lançado pelo Governo do Estado e que outros municípios já receberam a emenda porque os prefeitos acataram de imediato. “Quero deixar aqui um recado: mexa-se prefeito”, pontuou o deputado. Em sua opinião o prefeito Beto Lunitti está “inventando uma história que não tem”.
Sem lorota
“O meu mandato, para quem me conhece, sabe como funciona. Não perco tempo com lorota ou politicagem. É só encaminhar um ofício. Estamos esperando o prefeito ter boa vontade. Se não enviar irá para outro município e Toledo vai perder”, resumiu Ricardo Arruda.
Atendimento
O novo CMEI que o deputado citou ocuparia uma área de 1.200 m², numa obra de 456m² para atender crianças entre 0 e 3 anos, podendo chegar até 6 anos. Seriam abertas vagas para 46 crianças, podendo chegar a 65.
Expediente
Nesta quinta-feira (30) não haverá expediente no Jornal do Oeste. Retornaremos na sexta-feira (31).