Coluna do Editor 30/12/2022

Posse

A posse da nova Mesa Executiva da Câmara de Toledo está marcada para as 10h da próxima segunda-feira, 2 de janeiro de 2023. O vereador Dudu Barbosa será o novo presidente para o biênio 2023/2024. Segundo ele, algumas coisas ainda estão sendo definidas para a próxima gestão.

Líder

Ainda falando da Câmara, a eleição de Dudu abriu espaço para um novo líder de Governo do prefeito Beto Lunitti dentro do Legislativo. Hoje há pelo menos cinco nomes ‘brigando’ pela vaga. Para mim o mais cotado segue sendo Gabriel Baierle, mas há muita gente comendo pelas beiradas.

Tem mais

Além de Gabriel, aparecem nomes como os de Leoclides Bisognin, Marly Zanete, Genivaldo Paes e Beto Scain.

Experiência

Ainda aposto em Baierle, entretanto, a experiência, história e conhecimento do Legislativo podem pesar em favor de Bisognin. Os demais…

Acareação

Diante da mais recente entrevista do prefeito Beto Lunitti sobre a situação da Emdur e de como recebeu a Prefeitura de Toledo, acredito ser interessante fazer uma acareação entre ele e seu antecessor, Lucio De Marchi, para saber quem diz realmente a verdade.

Conta

A conta não fecha: um diz ter entregue tudo em ordem, com projetos prontos e dinheiro em caixa. O outro só reclama, mas tudo que havia sido deixado planejado tem andado. Como aconteceu em sua primeira passagem pelo Executivo.

Preocupação

Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR, não poupou críticas ao Governo do Estado pela demora nas obras de recuperação das rodovias de acesso ao Litoral do Paraná. As filas quilométricas geram preocupação porque, segundo Meneguette, “a tendência é de que a situação se agrave a partir da segunda quinzena de janeiro, quando começa a colheita e o escoamento da safra de verão. Isso porque milhares de caminhões carregados com soja e milho saídos de todas as regiões do Estado ganharão a estrada rumo ao Litoral, para descarregar no Porto de Paranaguá”.

Alerta

Ainda de acordo com o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, essa situação de estradas poderia ter sido evitada se o Governo do Paraná tivesse dado ouvidos ao alerta do setor produtivo. “Em agosto de 2021, antes do término dos contratos de concessão do pedágio, a Faep e outras entidades alertaram os governantes sobre os riscos da interrupção dos serviços prestados pelas concessionárias das rodovias do Anel de Integração”.

Abandono

Ágide Meneguette ainda reclama do “estado de abandono, asfalto em péssimas condições, ausência de serviços de socorro e, claro, de monitoramento das encostas” nas estradas paranaenses desde que o contrato do pedágio chegou ao fim.

Futuro

“A sociedade e os setores produtivos, principalmente o agronegócio que tem uma safra pela frente para escoar, precisam do fim da retórica por parte do governo estadual. É necessário, de forma urgente, a desobstrução das estradas. Mais que isso, a contratação de empresas especializadas para o monitoramento das encostas, com o propósito de dar segurança a quem trafega”, finaliza o presidente do Sistema Faep/Senar-PR.

Show

A banda ‘Francisco, El Hombre’ recebeu direitinho o valor do – polêmico – show realizado durante a Virada Cultural em Toledo. Embora o prefeito Beto Lunitti tenha dado declarações contundentes de que não iria pagar…pagou!

Em Toledo

Tive o prazer de reencontrar o ex-vereador Luiz Johann e sua família nesta quinta-feira, durante café da manhã na Fábrica do Pão, no Jardim La Salle.

Retorno

E não é que ele ainda pensa em voltar ao cenário político em Toledo. Johann não descarta uma eventual candidatura a vice-prefeito na eleição de 2024. Em sua opinião está na hora do interior voltar a ter um representante no Executivo.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.