Coluna do Editor 31/03/2023

Adeus

“Agradeço a todos os companheiros, que de uma forma ou outra, me ajudaram nestes 22 anos de militância no MDB, único partido que fui filiado até hoje! Fui presidente do PMDB/MDB por 3 mandatos, fui delegado do diretório municipal para representação no estadual por muitos anos, inclusive ainda sou até hoje!

Fui presidente da comissão de ética do Diretório Estadual! Ajudei a coordenar campanhas de prefeito e de governador! Mas acabou o encanto, não na política, mas de alguns políticos locais”.

Desculpas

“Quero também me desculpar com algum companheiro que por acaso te ofendido! Continuarei presente na política local, continuarei tentando melhorar a vida de quem precisa de governo. Onde estarei, estarei de braços abertos aos companheiros que buscam, assim como eu, governar para quem necessita de governo! Procurando fazer sempre mais com os recursos públicos, que sempre são insuficientes para todas as demandas da população”. Esta foi a mensagem encaminhada por Neuroci Antonio Frizzo aos antigos companheiros de MDB em sua despedida do partido.

Escanteio

É o último capítulo de uma história de Frizzo ao lado do prefeito Beto Lunitti. Amigos de longa data, os dois começaram a ver a relação ruir depois da reeleição de Beto e sua aproximação com o grupo comandado pelo vice, Ademar Dorfschmidt. Aos poucos Frizzo, que sempre foi o homem de confiança do prefeito, foi sendo colocado para escanteio.

Quarteto

Além da influência do vice, formou-se um grupo com o secretário Diego Bonaldo, o chefe de Gabinete Marcio Pena Borges, além dos vereadores Dudu Barbosa e Gabriel Baierle que entendem ser necessário ‘deixar os velhos’ de lado e pensar diferente.

O leitor escreve…

“Lendo a sua coluna, não pude deixar de te encaminhar este comentário sobre os fios soltos, principalmente em frente ao Yara, fios estes aparentemente de responsabilidade das empresas de telefonia. Os postes foram substituídos, não sei o motivo, mas depois desta substituição os fios ficaram soltos, alguns acho que estão tão baixos que ninguém se enroscou neles por que nem calçada tem por lá. Não sei de quem é a responsabilidade em administrar estas questões, mas algumas empresas prestadoras de serviços para órgãos públicos parecem que não são fiscalizados por ninguém”.

Fios soltos

Essa mensagem foi encaminhada por um leitor a respeito do comentário feito sobre a questão dos fios soltos em vários pontos de Toledo.

Mulheres

O vereador Gabriel Baierle solicitou ao secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, a implantação de serviços em caráter regional para o Acolhimento Institucional para Mulheres Vítimas de Violência e para Pessoas com Deficiência na modalidade de Residência Inclusiva. As reivindicações são para atender a Política de Assistência Social aprovadas em Conferência Municipal, além de outras sugeridas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Casa Segura

Outro tema abordado pelo vereador Gabriel Baierle é para que o Governo do Paraná, por meio de várias secretarias, institua um programa com objetivo de adaptação da residência de idosos e de deficientes físicos de baixa renda. O programa “Casa Segura”, se justifica diante da importância de se efetuarem melhorias no interior de residências, propiciando bem-estar, autonomia e independência funcional para essas pessoas. É importante para a população idosa de baixa renda e também para os deficientes físicos em situação de vulnerabilidade econômica que igualmente necessitam de auxílio para implementar adaptações em seu ambiente domiciliar.

Vice-líder

O deputado federal Paulo Litro (PSD) assumiu a função de vice-líder do maior bloco partidário da Câmara dos Deputados, formado pelo PSD, MDB, Republicanos e Podemos. O bloco conta com 142 deputados e terá como líder Fábio Macedo (Podemos). De acordo com Paulo Litro, o bloco partidário permitirá maior articulação com o Executivo e partidos da base e da oposição.

Blocos Partidários

Formados no início da legislatura, os blocos partidários reúnem as bancadas de partidos e federações apenas no âmbito da Câmara dos Deputados e possuem papel fundamental na distribuição das vagas nas comissões permanentes e na ordem de escolha dos cargos na Mesa Diretora e na presidência das comissões.

Em segundo

Na atual legislatura, após o bloco partidário formado pelo PSD, MDB, Republicanos e Podemos; a segunda maior bancada é do PL, que possui 99 deputados, e a terceira é da Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV e conta com 81 deputados.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.