Coluna Do Editor – 4 e 5/05/2024
Governador em Toledo
Algumas impressões da rápida visita do governador Carlos Massa Ratinho Junior a Toledo na quinta-feira (2). Primeiro é preciso elogiar sua pontualidade. Ele estava no local da cerimônia de entrega do início da duplicação da Avenida Egydio Munaretto até a BR-467 10 minutos antes do horário marcado para o início da solenidade.
Plateia
Depois a questão da plateia, formada quase que exclusivamente de ocupantes de cargos de confiança nas regionais do próprio Governo do Estado ou então da Prefeitura de Toledo. Pelo quantidade de pessoas, no Executivo deve ter sido ponto facultativo.
Apoio
Questionei o governador sobre qual seria sua postura na eleição municipal deste ano, já que na anterior ele teve um posicionamento neutro em relação a Toledo. A resposta foi que ele tem “compromisso” com o prefeito Beto Lunitti e com o vice Ademar Dorfschmidt.
Pré-campanha
E o clima de pré-campanha correu solto no evento em Toledo, tanto que Leonaldo Paranhos e Renato Silva, respectivamente prefeito e vice de Cascavel, participaram da solenidade.
Para o alto e avante!
O deputado estadual Marcel Micheletto tratou de ‘apimentar’ ainda mais o clima de pré-campanha. Primeiro num discurso de campanha em apoio ao prefeito e vice em Toledo. Depois, ao destacar para as ações do governador, aproveitou para lançar Ratinho Junior à Presidência da República.
Atacado
O prefeito Beto Lunitti era quase todo momento só sorrisos. Quase porque, quando tinha de caminhar, o ciático o lembrava que estava ali presente.
‘Tô nem aí’…
No melhor estilo ‘tô nem aí’, Lunitti afirmou não dar bola para a provocação política natural nesta época. E fez questão de frisar que agora tinha “azulado”, numa alusão à troca de partido. Aliás, toda hora ele faz questão de ressaltar essa mudança. Talvez seja para não cair em tentação.
“Harmonia”
Num trecho de sua fala, o prefeito de Toledo destacou haver em Toledo “harmonia”. Só falta avisar o restante de sua tropa de choque, porque o que menos existe para esse povo é harmonia. Ao contrário: existiu uma brecha é pancada em cima de pancada.
Crédito
Outro exemplo: Beto Lunitti falou sobre suas ações, mas esqueceu de mencionar prefeitos anteriores que contribuíram para Toledo ter a infraestrutura urbana de hoje; não lembrou que foram empresários que pagaram pelo projeto de duplicação da Egydio Munaretto; ignorou o fato do deputado estadual Hussein Bakri ter tido papel decisivo na liberação de verbas desta e de outras obras para a cidade.
Memória curta
Enfim, o prefeito nessa mudança de partido até “azulou”, como brincou com o deputado federal Fernando Giaccobo, mas com certeza a memória anda curta, bem curtinha.
Convites
Por falar em memória curta: quem era o responsável pelos convites para a solenidade na Egydio Munaretto? Até onde sei os dois deputados federais de Toledo, Dilceu Sperafico (PP) e Elton Welter (PT) não foram convidados para a solenidade. É essa a harmonia pregada pelo prefeito?
Reforma
E isso que há alguns dias Sperafico conseguiu mais R$ 1 milhão para a reforma do Centro de Eventos.
Verbas
Isso que, nesse primeiro ano de meu sétimo mandato como deputado federal, Sperafico já conseguiu destinar R$ 23,8 milhões para Toledo. A maior parte dos recursos são para a Saúde, mais precisamente para o Hospital Bom Jesus e o Hospital Regional que atendem a 18 municípios da região.
Liberados
São recursos garantidos, mas cada um tem um processo diferente até chegar aos cofres da Prefeitura, uns vem via Pix, outros via Governo do Estado e outros via Caixa Econômica Federal, mas todos, em breve estarão disponíveis para serem aplicados em seus respectivos destinos no município.
Não vou
Numa conversa com alguns colegas prefeitos, Valtinho, de Assis Chateaubriand, afirmou que não pretende mesmo concorrer à reeleição. Mas, segundo ele, é conversa para um bom churrasco.
Bragantina
A conversa aconteceu minutos antes do início da solenidade de entrega das obras de ligação entre o distrito de Bragantina com o Biopark, em Toledo, que contou também com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Bom público
Aliás, um bom público acompanhou a solenidade. Prefeitos de toda microrregião lá estavam, assim como boa parte da comunidade de Bragantina.
Segurança
Aliás, a obra demorou anos, foi mais cara que inicialmente previsto, mas ficou excelente e vai oferecer uma segurança indiscutível a quem trafega por ali.