Coluna Do Editor – 20/06/2024

O leitor escreve…

“Márcio, cadê o prefeito, cadê nossos vereadores? Fazem reunião para ficar ‘enxugando gelo’ e quem mora ou trabalha no Centro de Toledo enfrenta todos os dias situações constrangedoras com os moradores de rua. Está ficando insustentável. Desculpe o desabafo. Sei que você é um dos poucos que tem tido coragem de bater de frente, reclamar e cobrar soluções. Por isso resolvi te chamar de novo para ver se alguém consegue fazer algo”. Este foi, resumidamente, o teor da primeira ligação que atendi nesta quarta-feira (19).

Perigo

A leitora em questão reclamou ainda da abordagem dessas pessoas em situação de rua em mulheres e crianças, em especial nas proximidades da Catedral Cristo Rei.

Mãos atadas

Outro ponto destacado por ela é que a situação não é culpa das forças de segurança, até porque a lei impede uma ação mais enérgica. A Guarda Municipal tem intensificado as ações de fiscalização no Centro, mas é só a viatura sair que a ‘galera da rua’ retorna com força total.

Cantos

...

Além disso, quem mora ou trabalha no Centro tem percebido que a quantidade de pessoas nas ruas tem aumentado. Gente vinda de todos os cantos. E não apenas de cidades próximas.

‘Cracolândia’

Já escrevi sobre isso e a leitora me lembrou outra vez: a omissão do Estado leva a situações como a ‘cracolândia’, no coração de São Paulo.

Horário

Outra reclamação da leitora é sobre os bares abertos até altas horas da noite em Toledo. Em outros países bares são fechados 21h e ponto. Aqui em Toledo a situação está ficando fora do controle. “Não teria como fazer uma lei municipal”, questiona a leitora.

Cadê?

Dar até dava, mas para isso seria necessária vontade política por parte dos vereadores…

Chapecó

Mas ninguém pode dizer que nada este sendo feito. Uma comitiva da Prefeitura de Toledo está de viagem marcada para Chapecó (SC), a fim de conhecer as práticas de políticas públicas para pessoas em situação de rua. A delegação sairá de Toledo na próxima terça-feira (25), retornando no dia seguinte.

Delegação

A delegação será composta pelo prefeito Beto Lunitti e pelos secretários Diego Bonaldo (Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Andriws Todeschini Prestes (Administração). Cada um receberá R$ 600,00 em diária.

Dúvida

Aí fica uma dúvida no ar: se o objetivo é conhecer políticas públicas para pessoas em situação de rua, não seria o caso de levar a secretária Rosiany Favareto (Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano) e o major Christian Guilherme Goldoni (Segurança Pública e Mobilidade Urbana)?

‘Super secretários’

Nada contra Bonaldo e Andrwis, mas esse setor não compete aos ‘super secretários’ da atual gestão da Prefeitura de Toledo. No mínimo é estranha a ida dos dois junto com o prefeito para ver políticas de pessoas em situação de rua. No mínimo!

Cascavel

Mais uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Cascavel foi divulgada na terça-feira (18). O levanto do instituto Vox Data aponta que o ex-prefeito Edgar Bueno (PSDB) segue na liderança com 30% de preferência do eleitorado. Em segundo aparece o deputado Marcio Pacheco (PP) com 26,1% e em terceiro o vice-prefeito Renato Silva (PL) com 22,8%. Também pontuaram Henrique Mecabô (Novo) com 5,2%, Fernando Mantovani (MDB) com 4,9%, Lilian Porto (PT), com 3,2% e o Coronel Lee (AGIR) com 1,8%. Outros 4,9% não sabem ou não responderam e 1,1% responderam nenhum, branco ou nulo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.