Coluna do Editor 19/01/2023
O leitor escreve…
“Olá Marcio, é inadmissível uma cidade rica como a nossa ter locais mal cuidados como temos em Toledo, veja a Praça do Japão e Parque do Povo. Passei recentemente com familiares e é nítido que somente foi pintado para disfarçar na Praça do Japão, o laguinho que tinha está abandonado. Outro local é o Parque do Povo, só cortaram a grama, nada mais… a praça que tem as pedras brancas está em total abandono, aquela cascata está parada em plenas férias?? E fora que por ficar parada, ou abandonada, virou um criame de mosquito da dengue, estou estarrecida, a grama está cuidada, mas só se passar de carro que está bem, mas se descer do veículo, percebe-se o abandono”. Mensagem de uma leitora que prefere não se identificar.
Centro
No Centro, o relógio que fica no Largo São Vicente de Paulo, há tempos também está abandonado. As horas até se sabe, mas a parede d’água está seca há meses.
Rotatória
Na rotatória da J.J. Muraro com a São João a fonte está igualmente seca há tempos. Ou é estratégia de combate à dengue ou incapacidade em fazer a coisa funcionar.
Abuso
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deu prazo de cinco dias para que o ex-procurador e deputado federal eleito Deltan Dallagnol (Podemos) e o ex-juiz e senador eleito Sergio Moro (União Brasil) apresentem suas defesas após serem acusados pela federação formada por PT, PV e PC do B, de suposto abuso de poder econômico em suas campanhas eleitorais. A informação é da coluna da jornalista Mônica Bergamo, do Uol.
Palestra
O novo presidente da Câmara, vereador Dudu Barbosa, precisa dar explicações sobre a nomeação de sua nova diretora no Legislativo. Bárbara Brasil era funcionária da empresa de Dudu e recebeu a ‘bagatela’ de R$ 20.500,00 da Prefeitura de Toledo para ministrar uma palestra, conforme mostra o Processo de Inexigibilidade 34 / 2022.
Objeto
Contratação de empresa especializada, com vistas à realização de curso de capacitação, na modalidade “in company”, sobre planejamento estratégico de compras públicas sob a ótica da nova Lei de Licitações nº 14.133/2021, nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2022.
Moral
No poder público existe o moral e o legal. Neste caso a contração pode até ter sido legal, entretanto, está muito longe de ser moral.
Líder
Nem vou entrar no mérito de Dudu Barbosa ter nomeado a ex-funcionária como diretora da Câmara, até porque a relação entre os dois deve justificar essa decisão. Agora, o vereador era o líder do Governo do prefeito Beto Lunitti até pouco tempo e esse pagamento é, no mínimo, imoral.
Palestra
Outro ponto questionável é o prefeito ter ido a Foz do Iguaçu ministrar uma palestra num dos cursos promovido pela empresa do vereador.
Fiscalização
O que espanta é que esses dados são públicos. Basta uma rápida olhadinha no Portal da Transparência ou no Diário Oficial da Prefeitura de Toledo. Algo que qualquer vereador com um mínimo de vontade poderia fazer e fiscalizar ou denunciar aos órgãos competentes, no caso, o Ministério Público que de uns tempos para cá tem dormido em berço esplêndido quando o assunto é o patrimônio público.
Reurbanização
A comunidade do Panorama, São Francisco e região está convidada a participar nesta sexta-feira (20) de audiência pública na qual será apresentado o projeto de reurbanização da Rua Carlos Sbaraini. O evento ocorrerá a partir das 20h no Centro Multiuso Rosineia Zandonato Maciel de Oliveira (localizado na esquina das ruas Francisco Finkler e Ernesto Rayser Ramos).
Quatro Pontes
Por conta do período de férias de servidores, a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes segue com expediente diferenciado em alguns serviços. O agendamento de exames e consultas no Ciscopar, por exemplo, está sendo realizado somente na parte da tarde. Esse atendimento ocorrerá desta maneira até esta quinta-feira (19).