A festa da corrida

Mais uma vez Toledo deu show ao receber centenas de atletas de outros lugares para a disputa da Corrida 24 Horas Dr. Torao Takada. Na verdade uma festa do esporte em sua mais pura concepção. Claro que existe a rivalidade, a disputa em si, entretanto, o maior desafio é superar os próprios limites. Houve quem corresse mais de 200 quilômetros sozinho, outros superaram a barreira dos 100 quilômetros em pouco mais de 7 horas, assim como equipes que lutaram palmo a palmo pela vitória na categoria de revezamento.

O mais interessante da Corrida 24 Horas, porém, não são os grandes corredores, mas sim os milhares de anônimos que participam dessa verdadeira festa ao ar livre. Pessoas que correm alguns poucos metros como fosse uma verdadeira maratona; voluntários que passam horas a fio acordados para dar o suporte a quem veio disposto a vencer seus próprios limites ou a prova em si; anônimos que contribuíram mantendo a animação durante 24 horas sem trégua; colaboradores que participaram correndo, cozinhando, dançando ou apenas rindo e emprestando um ombro amigo.

Pessoas comuns ao lado de super atletas que ensinam ser o ser humano capaz de muitas coisas quando se tem determinação, ousadia e apoio. A própria Corrida 24 Horas é um exemplo dessa vontade. O que antes reunia uma meia dúzia de abnegados se transformou numa referência internacional, com direito a certificação da Confederação Brasileira de Atletismo e da União Internacional de Ultramaratonas.

A inauguração da pista emborrachada, única no país nessa configuração, deu um toque de refinamento a mais, embora a essência da prova não tenha se perdido, pois o maior objetivo é mesmo reunir pessoas dispostas a correr. Assim, de maneira simples. Correr para sentir o vento no rosto, pulsar em cada passada, medir passo a passo a conquista do terreno, perceber as pernas pesadas e a respiração ofegante. Enfim, correr pelo simples prazer de fazer o corpo se mexer.

Toledo passou acordada no último fim de semana, vendo as pessoas correndo e se divertindo. Corpos extenuados que ajudam a dar uma melhor noção da importância da atividade física, da organização, do apoio e, claro, de uma cidade que ao longo de sua história foi construindo uma mentalidade e uma estrutura capaz de organizar eventos como uma verdadeira festa de corrida!

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.