A solidariedade do espírito natalino

Carregado de sentimentos de compaixão o Natal deixa as pessoas mais sentimentais. O perdão, a proposta de mudanças de hábitos e a necessidade de confraternização fazem do aniversário de Cristo um dia de comemorações. A troca de presente entre familiares e amigos é uma iniciativa considerada comum. Diferentes são aquelas pessoas que doam seu tempo em prol de uma ação solidária.

O pagamento da solidariedade é a gratidão. A proximidade do Natal tende a fazer as pessoas mais solidárias, mais dispostas a ajudar o próximo. Isso não é regra, afinal, tem gente que ajuda o outro o ano inteiro. A questão é, que neste período, o espírito natalino pode levar felicidade para muitas pessoas: desde uma criança até um idoso. 

Neste mês de dezembro, são inúmeras as ações que envolvem solidariedade: a entrega de brinquedos e doces é uma forma de aquecer o coração de recebe e de quem doa também. Existem as ações que vão além do trivial da data como a entrega de materiais escolares, de roupas, de calçadas, de esperança…

Organizações civis, clubes, empresas, projetos sociais, grupos de amigas, famílias inteiras de mobilizam para fazer com o natal não passe em branco para aquela criança que, provavelmente, não iria receber um presente, um comer um doce.

Em cada entrega é possível presenciar que as mãos só conseguem sossegar após abrir o pacote. É uma mistura de expectativa com surpresa. É possível sentir entusiasmo no olhar. O sorriso deixa a felicidade transparecer. Um simples presente pode trazer sentido e alegria. Quem recebe vive isso e quem entrega também vive. É um dar, sem esperar nada em troca, mas receber um sorriso verdadeiro.

Que até o dia 25 de dezembro, muitos possam ser contagiados com a solidariedade natalina e ela envolve mais do que dar presentes a quem não tem a chance de ganhar: envolve a necessidade de fazer algo bom, de perdoar, que reconciliar, de ajudar o próximo – e esse próximo pode estar bem próximo mesmo – de buscar viver tudo o que o natal pode representar, tudo o que o espirito natalino pode transformar.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.