A volta da virada
Após dois anos Toledo volta a receber a tradicional queima de fogos na virada do ano. A festa mais uma vez deverá reunir milhares de pessoas na região do Parque Ecológico Diva Paim Barth, movimentando não apenas a cidade em festejos, mas economicamente, afinal, um estudo preliminar mostra que para cada real investido na festa outros três deverão retornar de alguma forma. Bares, lanchonetes, autônomos, hotéis e vendedores ambulantes já estão se beneficiando com o retorno da virada.
Há ainda outro aspecto a ser considerado: o do alto astral. Por mais trivial que possa parecer o argumento, ainda assim é preciso considerar que para muitas pessoas participar daquele momento único, um espetáculo de som e cores, representa a maior ou talvez única alegria. E isso precisa ser levado em conta quando se fala no investimento feito este ano, algo em torno de R$ 600 mil.
Até porque o sucesso da festa se deve à participação popular. Essas milhares de pessoas aguardadas precisam ter a compreensão de se tratar de um momento especial, de confraternização, de festa. Pelo sim, pelo não, um esquema especial de segurança está sendo organizado para manter em paz e harmonia a noite que tende a ser tensa diante das aberrações que estão acontecendo envolvendo a disputa ideológica e política no qual se transformou o país.
A volta da virada, de certa forma, também representa uma espécie de retomada da vida normal, embora ainda estejamos num período de pandemia e os números que começam a aumentar em Toledo precisam ser encarados com a seriedade que a covid-19 representa quando se trata de saúde pública. Exigir o uso de máscara por parte de quem vai à região do Parque Ecológico soa quase como descabida, entretanto, tentar manter um mínimo de controle para evitar outra proliferação em massa não seria má ideia.
Aspectos de uma noite festiva que, oxalá, transcorra dentro da normalidade que a data pede. Que os sentimentos de frustração ou de ódio sejam deixados de lado nesta noite especial que vem sendo preparada com profissionalismo por todos os envolvidos.