Atenção! Eu paro para pedestres
Esse é o slogan da campanha lançada pelo Instituto Pessoas Melhores para tentar reduzir o número de acidentes – e de mortes – no trânsito cada vez mais caótico de Toledo. Organização sem fins lucrativos, o IPM buscou adotar uma abordagem ética e responsável de um assunto extremamente delicado. Essa campanha específica quer promover uma convivência harmoniosa entre motoristas e pedestres, incentivando comportamentos mais responsáveis e solidários nas vias públicas. A campanha ainda quer despertar a empatia e responsabilidade social, fundamentais no entendimento do IPM para a segurança e bem-estar de todos.
Na teoria perfeito. Na prática de um trânsito, onde a esmagadora maioria dos usuários não respeita sequer as regras mais elementares de qualquer trânsito mundo afora, será preciso muita paciência. Paciência e perseverança, afinal, mudar uma cultura é algo demorado, lento. Porém, necessário!
A iniciativa do IPM, que conta com o apoio de inúmeras entidades, não é nenhuma novidade. Em vários outros municípios essa prática é comum. Brasília é um excelente exemplo. Há décadas a Capital Federal adotou o pé na faixa, pé no freio. Lá é raro alguém ter dificuldades em atravessar na faixa de pedestre, muito porque as faixas estão localizadas em pontos que facilitam a vida do motorista e não colocam em risco a vida dos pedestres. Em Toledo muitas faixas estão em pontos críticos do trânsito, onde mesmo aqueles motoristas que gostariam de respeitar a regra de ouro no trânsito às vezes não conseguem porque colocam em risco sua própria sorte.
Ao menos é um começo, um início que pode sim ter bons resultados, desde que haja apoio da sociedade organizada, incluindo aí o Poder Público, até porque muitas medidas para melhorar a questão do trânsito passam por mudanças estruturais sérias e não apenas com a colocação de tachões em todos os cantos da cidade, dificultando e potencializando riscos para os usuários.
Atenção! Eu paro para pedestres é uma campanha que, embora não seja novidade, ainda assim oferece um pouco de esperança em dias melhores num trânsito complicado como é o de Toledo.