Avanços no ensino

Os avanços da Inteligência Artificial (IA), ocorridos nos últimos anos, tendem a expandir de maneira mais acentuada em 2025. Essa expansão deve ocorrer no contexto escolar. No Paraná, o Governo do Estado já está investindo em tecnologia, infraestrutura e metodologias inovadoras. Tais investimentos foram importantes para aprimorar a experiência de ensino e aprendizagem nas escolas da rede estadual de educação.

Em termos de acesso e qualidade no ensino, a tecnologia é um importante alicerce no quesito avanço. Neste ano, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) apontou o aumento na utilização, pelos alunos, de plataformas educacionais integradas ao aprendizado – isso reflete o interesse.

Com os investimentos e o interesse dos alunos em utilizar as plataformas ficou mais evidente a consolidação no que se refere a integração da tecnologia e aprendizado. Além disso, os Recursos Educacionais Digitais ajudaram a trazer dinamismo e interatividade às salas de aula.

Entre os atrativos estão as plataformas inovadoras como Redação Paraná, Leia Paraná, Matemática Paraná, Inglês Paraná e Inglês Professor. No decorrer do ano, esses recursos registraram importante adesão e, consequentemente, resultou em um impacto que pode ser observado no engajamento dos estudantes.

Os alunos, com a utilização das plataformas, produziram 5,3 milhões de textos na plataforma Redação Paraná. Já o programa Leia Paraná provocou o hábito da leitura com quase 938 mil livros lidos.

Tal adesão também ocorreu na área de matemática. Juntos a Khan Academy e o Matific permitiram que 85 milhões de atividades fossem realizadas. Esse acesso contribuiu para o fortalecimento da aprendizagem no componente curricular.

Os avanços também ocorreram no ensino de idiomas. Com o Inglês Paraná, foram 19 milhões de lições finalizadas. Já o programa Inglês Professor acumulou aproximadamente 108 mil horas de estudo.

Outra novidade deste ano foi a incorporação do Khanmigo – ferramenta de inteligência artificial voltada para o ensino de Matemática. Com esses avanços, o Paraná foi o primeiro estado fora dos Estados Unidos a implementar, em larga escala, a tecnologia – isso disponibilizou 125 mil licenças para estudantes. Foram ações focadas no compromisso com a inovação e a qualidade educacional.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.