Cada um no seu quadrado

No último domingo, apesar de toda chuva que atingiu Toledo, integrantes do ACT/TRA de Ciclismo, em parceria com a Guarda Municipal, promoveram uma blitz educativa sobre regras, direitos e deveres do ciclista e o trânsito. A ação de conscientização sobre o papel de cada um dos agentes – motoristas e ciclistas – é uma forma de chamar a atenção para cuidados simples, regras elementares que fazem uma enorme diferença na relação muitas vezes conflituosa entre quem anda em duas, quatro ou mais rodas.

Dicas simples aos motoristas como manter uma distância segura, reduzir a velocidade ao ultrapassar um ciclista, cuidado ao mudar de faixa e sinalizar com a seta, não estacionar nas ciclovias, entre outras dicas, ficaram ao lado de dicas aos próprios ciclistas, como utilizar preferencialmente as ciclovias, não transitar na contramão, respeitar as preferenciais, usar equipamentos de segurança, entre outras.

Tanto para um lado quanto para o outro, essa ação do ACT/TRA de Ciclismo é importante no sentido de educar, orientar, repassar conceitos básicos nem sempre aprendidos na prática, até porque na teoria deveriam ser automáticos para quem utiliza o trânsito todos os dias.

Parte dessa batalha entre os lados é porque nem sempre motoristas respeitam as regras, assim como os ciclistas agem da mesma forma. Daí a importância dessa ação educativa que poderia ser seguida por outros grupos de ciclismo, afinal, nos últimos anos não é exagero afirmar que Toledo se tornou uma das cidades mais ciclísticas do Brasil, tamanha a quantidade de ‘bikes’ rodando por todos os cantos e para os mais variados fins. Hoje a ‘magrela não se tornou apenas um meio de transporte para o trabalho, mas também um meio de lazer ou de atividade física, por isso é preciso manter o bom relacionamento entre os dois lados, até para que mais ciclistas possam se arriscar a deixar os veículos em casa e passem a reduzir a quantidade deles nas ruas.

Para isso também será necessário melhorar os caminhos para que ciclistas possam ir e vir em segurança e sem atrapalhar o trânsito. Novas ciclovias precisam ser construídas, assim como as existentes melhoradas e dotadas de mais conforto. Detalhes que fazem uma enorme diferença para quem anda, seja de veículo ou bicicleta, pelas ruas de Toledo.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.