Ciscopar e sua sede própria
Os desafios do dia a dia exigem organização, comprometimento e estrutura. Quando o assunto é saúde se torna ainda mais delicado, pois, envolve a fragilidade humana. Quem veste o jaleco branco, não coloca apenas uma vestimenta clara, mas sim uma capa que carrega conforto, atendimento, preocupação e cura até o paciente.
Superar desafios tem sido uma das preocupações do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). Faz 28 anos que o órgão luta para melhorar os atendimentos, ofertar mais especialidades, ampliar os serviços e, com isso, ajudar a salvar vidas.
Neste mês de novembro, completa um ano da conclusão das obras dos blocos 3 e 4 do Ciscopar. Com o término dessa parte, todos os serviços passaram a ocorrer no mesmo espaço: na sede própria. As mudanças regeram melhorias e impactos nos atendimentos.
No comparativo, de janeiro a outubro de 2021 – mês que antecedeu a mudança – foram realizados 64.931 atendimentos, no mesmo período no ano de 2022, foram realizados 78.145 atendimentos, um aumento de 20,35%. Dentre todos os setores do Ciscopar a média atual de atendimentos mensal é de 7.814.
A construção foi iniciada em 2015. Inicialmente, a previsão era que até o segundo semestre deste ano a estrutura estivesse finalizada, contudo, em 2018, a equipe observou problemas no projeto referente ao espaço do fluxo de esterilização dos Centros Cirúrgicos. Diante do impasse, foi preciso readequar o projeto para atender as exigências legais.
O Ciscopar é um consórcio que abrange um público superior a 400 mil pessoas. É considerado um dos maiores dentro do Paraná e serve de referência para outros consórcios no Estado e fora dele. As obras de ampliação do Ciscopar integram o programa estratégico para estruturação da Rede de Atenção Especializada e tem como componente a estruturação de Unidade de Atenção Especializada. Os blocos 3 e 4 – aqueles que foram concluídos no ano passado – possuem aproximadamente 3.200 m², é parte integrante dos 4.700 m² totais da Unidade.