Consciência social

Consciência é o termo que abrange o quanto de conhecimento, percepção e honestidade tem uma pessoa sobre determinado assunto. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência. Mas existe a consciência social, ou seja, a percepção do cidadão sobre como seu comportamento afeta – ou não – aquilo que o cerca, como atinge a sociedade em geral.

Em Toledo a falta de consciência social poderá gerar, outra vez, problemas sérios em relação à dengue. Neste período, com um inverno atípico – calor extremo e falta de chuvas com maior volume – a situação já preocupa os responsáveis pelo Departamento de Endemias da Prefeitura de Toledo. O questionamento é: como será no verão se o comportamento das pessoas não mudar.

Hoje os agentes de endemias enfrentam grande dificuldade para visitar os imóveis. Nem mesmo a possibilidade de agendamento, o que em teoria torna mais flexível esse trabalho formiguinha realizado de canto em canto da cidade, bairro por bairro, rua por rua, numa espécie de guerrilha urbana contra um inimigo quase invisível, no caso o mosquito transmissor não apenas mais da dengue, mas da febre chikungunha e do zika vírus.

A população simplesmente não está aderindo. A única meta não atingida pela equipe, conforme mostra reportagem na edição especial deste fim de semana, é justamente a visitação aos imóveis, que deveria ser de 80%, mas que somente metade é visitada porque a maioria está fechada e a população não marca o agendamento para o retorno dos agentes.

Resta descobrir qual o motivo para tamanha falta de sensibilidade com a saúde púbica, ah, sim, porque quando existe uma epidemia da doença, como já aconteceu num passado não tão distante – e aí não apenas em Toledo – torna-se um problema de todos e não apenas de quem não permite a visitação de sua residência.

Essa falta de adesão é fruto da inconsciência coletiva ou apenas da desinformação? Ou seria um misto de ambas? Qual seja lá o motivo, fato é que o verão se aproxima e com ele a certeza de que a quantidade de focos de proliferação da dengue vão aumentar se não houver uma maior consciência social.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.