Consumidor mais consciente
Nesta quarta-feira (15), Toledo recebe mais uma edição do Procon na Praça, uma oportunidade para o consumidor esclarecer uma série de dúvidas junto ao órgão criado justamente para proteger o consumidor na relação com os fornecedores. Sejam elas quais forem ou em quaisquer áreas que atuem. É inegável que desde a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor essa relação tem sido cada dia mais pautada em cima de ações onde haja bom senso e equilíbrio de forças. Se antes o consumidor brasileiro não tinha para quem ou como reclamar, com a chegada do Código e o fortalecimento dos Procons, hoje é quase impossível não obter uma resposta ou a solução dos problemas.
E Toledo é um bom exemplo dessa evolução. O órgão, que durante anos funcionou de maneira acanhada numa sala junto ao Terminal Rodoviário, aos poucos foi ganhando não apenas importância, mas robustez para conseguir que a própria sociedade compreendesse sua importância. Hoje o Procon local tem sede própria adequada para o padrão de atendimento que o consumidor exige e se ainda não possui o corpo de servidores mais adequado, ao menos quem lá está executa um trabalho digno.
Mas parte deste processo de crescimento se deve ao próprio amadurecimento do consumidor brasileiro. Hoje as pessoas em geral estão muito mais conscientes de seus direitos, buscam muito mais esses direitos, exigindo dos Procons uma maior especialização e um atendimento mais condizente com a demanda. E consumidor mais consciente resulta em empresas e prestadores de serviço mais atentos ao que podem ou não fazer. Ao que devem ou não entregar. Essa relação de troca hoje não pende muito mais apenas a um lado. Se equilibra de acordo com o que é correto e justo.
Ainda há um campo vasto para ser percorrido até o Brasil se posicionar de maneira mais eficiente quando o assunto é a relação entre fornecedores e consumidores, entretanto, graças ao bom trabalho executado pelos Procons, aos poucos o que era um abismo está se tornando uma passagem menos aterrorizante.