Cuca nada fresca!

A saída do técnico Cuca do comando do Corinthians após apenas dois jogos é algo para ser analisado com muito esmero, afinal, foi a pressão sobre ele próprio, o clube, a diretoria, mas acima de tudo, sobre a família do técnico que culminou com seu pedido de desligamento. Cuca é acusado e condenado de ter participado de um estupro em 1989.

“Chega um momento em que, sinceramente… Eu vou fazer 60 anos no mês que vem, você pesa o que vale e o que não vale a pena na vida. Neste momento, quero fazer valer a pena minha família, a coisa mais importante que tenho no mundo. Não esperava a avalanche que aconteceu aqui. São coisas já passadas há muito tempo, ressurgidas como se tivessem acontecido hoje. Fui julgado e punido pela internet, entre aspas. Isso tem uma consequência muito grande”, disse Cuca.

Nesta semana, o técnico teve parte do seu discurso desmentido pelo advogado da vítima. Cuca dizia que por três vezes não havia sido reconhecido por ela como um dos abusadores. A versão foi rebatida pelo suíço Willi Egloff. Diante disso, Cuca contratou advogados e tentará se provar inocente na Suíça.

A culpa ou inocência do técnico será decidida pela Justiça da Suíça. Mas na justiça paralela, essa criada pelas redes sociais, ele e sua família já foram condenados. E sem direito de apelação ou redução da pena! Nessa terra de ninguém na qual se transformou a internet, qualquer um tem o direito de acusar, emitir qualquer tipo de opinião, ameaçar, ofender, xingar, acabar com o sossego de quem quer que seja e ficar por isso mesmo.

Não que o projeto de censura disfarçada que está sendo discutido no Congresso Nacional, em relação às fake news, vá resolver o problema, até porque as ameaças a Cuca e sua família não foram feitas por contas fantasma. A maioria é de gente como você que está lendo esse texto. O que aconteceu com o técnico, claro, ganha maior repercussão por envolver um dos clubes de maior torcida no país e por ser no mundo do futebol.

Mas não é preciso ir longe para perceber o quanto as redes sociais se transformaram num instrumento de disseminação do ódio, de ofensas gratuitas contra quem quer que seja ou ouse pensar ou dizer algo em contrário. Se Cuca for realmente culpado deve pagar por isso, entretanto, a Justiça precisa ser feita seguindo caminhos muito bem trilhados, caso contrário acaba sendo apenas mais uma chacina. Neste caso, virtual.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.