Cuidado redobrado
O recente acidente que vitimou as duas jornalistas em Cascavel, no último domingo, serve de alerta para quem pretende viajar neste próximo feriado de Carnaval. Aliás, muitas pessoas já estão a essa altura com as malas prontas para seguir viagem ainda nesta sexta-feira a fim de aproveitar ao máximo um dos muitos feriados prolongados este ano. Alerta porque as duas jovens foram ejetadas do veículo em que estavam e perderam a vida em função disso. Os demais ocupantes do veículo, embora com ferimentos, saíram vivos dessa tragédia por um item obrigatório e que, infelizmente, muitos ainda insistem em não utilizar: o cinto de segurança.
Não apenas quem está no banco da frente precisa usar o item de segurança. Todos os ocupantes do veículo precisam utilizá-lo como forma de reduzir a chance de morte ou de consequências mais graves em caso de acidente. Evidente que outras medidas também devem ser adotadas, como respeitar a velocidade máxima, obedecer à sinalização, evitar ultrapassagens perigosas ou em local proibido, manter o veículo em boas condições, entre outros. Porém, o uso do cinto ainda é – de longe – o mais importante por sua eficiência mais que comprovada.
Ainda considerado um incômodo pelos usuários, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do cinto de segurança no banco da frente pode reduzir em 45% as chances de lesões graves em acidentes, já no banco de trás, os passageiros podem estar até 75% mais seguros utilizando o cinto de 3 pontos, o que confirma a importância do cinto de segurança.
A obrigatoriedade do uso do cinto tem mais de 20 anos mas ainda é um desafio no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019, em parceria com o Ministério da Saúde, cerca de 54,6% dos adultos utilizam cinto de segurança no banco de trás. É importante lembrar que, quem senta no banco traseiro e utiliza o cinto, além de prezar por sua segurança, também protege a vida do motorista. Isso porque o peso dos passageiros jogados nos bancos dianteiros torna-se relativamente maior do que o normal, o que pode gerar lesões irreversíveis na coluna.
A importância do cinto de segurança é, portanto, gigantesca e reduz de maneira significativa acidentes com mortes no trânsito. Então sempre quando você for andar com o carro, coloque o cinto. Seja a passeio ou férias. Se houver um acidente e o seu carro bater, a colisão das pessoas dentro do veículo será sempre menor. Pense nisso antes de pegar a estrada e boa viagem!