Cuidado redobrado

Às vésperas de um novo feriado, quando milhares de motoristas irão se aventurar pelas estradas no 7 de Setembro, a Polícia Rodoviária Federal alerta que em alguns locais específicos, devido ao clima e a geografia do local, é comum que os motoristas encontrem condições de baixa visibilidade causadas pela neblina ou cerração, como aconteceu no último fim de semana, quando um engavetamento resultou na morte de cinco pessoas na BR-277, em Balsa Nova, na região dos Campos Gerais. Nessas condições é importante que o motorista adote alguns cuidados extras em relação ao seu modo de dirigir no dia a dia.

 Em geral, trechos de serra e baixadas estão mais sujeitos à ocorrência de neblina, principalmente nos períodos de maior incidência, no começo da manhã e durante a madrugada. Ao perceber os primeiros sinais de neblina o motorista deve reduzir gradualmente a velocidade e manter aceso o farol baixo – mesmo durante o dia, e se veículo estiver equipado com luzes de neblina, acender também os faróis de neblina dianteiros e a luz de neblina traseira – geralmente esses sistemas acenderão uma luz de aviso no painel, semelhantes ao farol, sendo na cor verde para os faróis de neblina e na cor laranja, em sentido oposto, para a lanterna de neblina traseira.

São dicas simples, mas que podem significar a diferença tênue entre seguir com cautela, mas seguir, a se envolver num grave acidente com consequências imprevisíveis.

Não menos importante é avaliar as condições de segurança para seguir viagem: se a neblina estiver densa ao ponto da visibilidade se restringir à poucos metros, o motorista deve se orientar pelas faixas laterais da pista e o mais prudente é encontrar um local seguro, como postos de abastecimentos, e aguardar as condições se tornarem mais favoráveis.

Além disso, outra dica é manter-se dentro da velocidade máxima da via e, claro, manter a manutenção do veículo em dia. Nos últimos dias o número de acidentes graves nas estradas paranaenses estão subindo demais, por isso o JORNAL DO OESTE faz este verdadeiro apelo para que as orientações da PRF sejam seguidas e todos possam viajar em segurança. Indo e vindo com tranquilidade.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.