Cuidados nas férias!

As férias escolares são aguardadas com entusiasmo por estudantes e familiares. O período de pausa é um momento de descanso, lazer, entretenimento e recuperação. Além disso, ele é importante para preparar o próximo semestre. Muitas famílias aproveitam para ficar em casa com seus filhos. Outras optam por realizar passeios. As programações das férias de julho podem ainda ser definidas, já que elas estão no começo. O que é certo é o cuidado que cada familiar teve ter com a sua criança ou o seu adolescente.

Para as crianças que curtirão alguns dias das férias dentro de casa assistindo filmes, desenhos ou inventando novas brincadeiras, a orientação é ter cuidado ou cautela com as atividades e, principalmente, observar se a criança ou o adolescente ficará determinado tempo sozinho em casa.

Dados do Ministério da Saúde apontam que neste período existe um aumento de 25% nos acidentes domésticos, em relação aos demais meses do ano. A recomendação é que a criança possa ser supervisionada em tempo integral. Os acidentes mais comuns são queimaduras ou intoxicações neste período. Em caso de acidente, o familiar ou o responsável deve buscar pelo auxílio de um profissional médico.

Outras famílias aproveitam as férias escolares do meio do ano para viajarem pelo Brasil ou até mesmo para o exterior. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chamou a atenção, na última segunda-feira (8), para a atualização da carteira de vacinação, garantindo a proteção da criança ou do adolescente.

Para viagens no Brasil, a Sesa recomenda que estejam atualizadas, especialmente, as imunizações contra febre amarela, poliomielite, sarampo, rubéola, difteria e tétano. “Se a opção for por viagens ao Exterior, é preciso estar atento às orientações de cada país, inclusive o prazo de antecedência para estar devidamente imunizado na data da viagem”, pontua a Secretaria de Estado de Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que existem vacinas para a prevenção de mais de 20 doenças fatais. “O que evita cerca de dois milhões a três milhões de mortes todos os anos por doenças, como difteria, tétano, coqueluche, influenza e sarampo”.

Mesmo que a escolha seja por ficar em casa ou viajar, as férias de julho devem ser especiais. As precauções devem ser adotadas pelos responsáveis. São formas de cuidado e de carinho, que trazem benefícios, previnem e evitam dor de cabeça no futuro. Para quem vai descansar alguns dias: boas férias!

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.