De novo a dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou esta semana o primeiro boletim epidemiológico da dengue de 2023. O levantamento revela que 198 municípios do Paraná já tiveram casos confirmados e 168 registraram autoctonia, quando a doença é contraída no município de residência. Em Toledo, a situação já é considerada preocupante. Em Toledo são 20 casos confirmado, o que é bastante preocupante diante do número apresentado no Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), onde em alguns bairros se chegou a 16%, sendo que o ideal é esse índice estar abaixo de 1%.

Diante dos resultados do LIRAa, os agentes intensificaram os trabalhos na região com maior infestação. Durante as visitas, as equipes encontraram tonéis com água da chuva e pratos de vasos de plantas – os ‘campeões’ em criadouros. Isso que nem está chovendo tanto assim na região a ponto de se aumentarem os pontos onde a água se acumula e, por consequência, a quantidade de focos do mosquito transmissor.

Outra preocupação é o registro de dengue hemorrágica em Toledo, fruto de anos e anos de infestações seguidas que levam a um agravamento de uma doença cujo combate é bastante conhecido, mas que ainda segue sendo um problema de saúde pública por vários fatores, menos a falta de empenho dos agentes comunitários, homens e mulheres, servidores aguerridos que diariamente vão às ruas na busca por focos da dengue e enfrentam o descaso, a má educação e até ameaças por realizarem um trabalho de extrema importância para a sociedade em geral.

Acabar com a dengue num país culturalmente tão atrasado quanto é o Brasil chega a ser utópico, entretanto, sonhar com números menos alarmantes seria possível. Ao menos numa região como o Oeste do Paraná. Em teoria seria de se esperar um índice bem menor que assustadores 16%, ainda mais numa cidade que tantos consideram ser uma espécie de oásis em meio ao deserto. Não é, assim como também não é uma ilha e, por isso mesmo, requer a manutenção constante de práticas que levem à prevenção.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.