Desrespeito da Amop

Reconhecidamente a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) é uma das entidades representativas mais atuantes do estado, sendo entre as municipalistas talvez a de maior destaque por sua atuação na luta por causas importantes ao municipalismo. Ao longo de sua história a Amop soube inovar em sua gestão, ampliando sua base e se tornando uma referência. Entre essas inovações estava o Prêmio Amop de Jornalismo, um incentivo importante para uma classe que nos últimos anos tem sofrido por conta do enxugamento das redações, a desvalorização e o consequente desrespeito.

Neste sentido o Prêmio Amop de Jornalismo servia como uma forma de incentivo, de ambição para quem ainda sonha e trabalha na divulgação das informações do oeste paranaense, algo que os veículos da região sempre fizeram de maneira bastante positiva, estando ao lado da própria entidade na defesa de assuntos vitais para o desenvolvimento regional. E hoje falamos do prêmio no passado porque, de inovador e inspirador, aos poucos ele foi sendo deixado de lado, passando a servir como adereço na entrega do título de Cidadão Honorário do Oeste, igualmente criado pela Amop como forma de reconhecer os grandes nomes que colaboram para tornar o Oeste uma força dentro do Paraná. Nada contra os homenageados, entretanto, o jornalismo virou mera formalidade, sendo o cidadão honorário a estrela maior.

Mas em 2022 a Amop foi desrespeitosa para com a classe jornalística em geral ao sequer anunciar quem foram os finalistas do Prêmio Amop de Jornalismo, uma tradição que já durava 16 anos. Tradição da qual o JORNAL DO OESTE sempre esteve presente, sendo um dos veículos com maior número de trabalhos entregues e, de longe, o com maior indicações entre os finalistas. Ficar em 1º é consequência e nem sempre acontece e, ao longo destes 16 anos, este veículo de comunicação venceu algumas vezes, mas sempre esteve entre os três primeiros colocados. Um orgulho para todos que aqui trabalham e para a própria cidade de Toledo.

Mas este ano foram premiados apenas os primeiros colocados e sequer divulgados os nomes dos demais finalistas, isso mesmo estando no edital do prêmio que haveria premiação aos 3 finalistas, sendo apenas o primeiro contemplado com dinheiro. Para nós um sinal de desrespeito não apenas com o jornalismo em si, mas para com as dezenas de profissionais que encaminharam trabalhos para serem analisados e mereciam ao menos saber se este esforço foi merecedor de estar entre os finalistas. Vencer ou não é consequência. Não cumprir aquilo que a própria entidade divulgou é, no mínimo, desrespeito da Amop.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.