Destaque no agronegócio

No cenário agropecuário nacional, o Paraná se destaca e atinge recordes históricos na produção de carne suína e de frango no segundo trimestre de 2024. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que confirmam que o estado não apenas manteve sua liderança na produção de carne de frango, mas também consolidou sua posição como vice-líder na carne suína.

No período de abril e junho deste ano, o Estado abateu impressionantes 565,50 milhões de cabeças de frango – aumento de 33,24 milhões em relação ao mesmos meses do ano anterior. Esse crescimento elevou a participação do estado na produção nacional de carne de frango de 34,6% para 35,1%, além disso, colocou o estado na posição de liderança. Santa Catarina e Rio Grande do Sul também seguem importantes no setor, entretanto, o desempenho dos granjeiros paranaenses evidencia a importância estratégica do estado na cadeia produtiva nacional.

Outro destaque envolve o aumento na produção de carne suína. Com 3,19 milhões de suínos abatidos entre abril e junho de 2024, o Paraná alcançou sua melhor marca trimestral histórica ao registrar um aumento de 178,12 mil unidades em relação ao mesmo período de 2023. Tal desempenho permitiu que ao estado ficar como o segundo maior produtor nacional de carne suína, representando 21,9% da produção total. O crescimento na produção suína demonstra a eficácia das estratégias adotadas pelo setor paranaense para expandir sua capacidade produtiva e atender à demanda crescente.

O Paraná também obteve resultados positivos em outras áreas da produção animal, como a produção de leite, por exemplo, com aumento em 17,92 milhões de litros em comparação com 2023 – totalizando 880 milhões de litros no segundo trimestre. Novos patamares também foram atingidos na produção de ovos de galinha com 114 milhões de dúzias produzidas no segundo trimestre de 2024, consolidando a posição como o segundo maior produtor nacional, com 9,8% da produção total.

Além das melhorias em frangos, suínos, leite e ovos, o Estado teve destaque no setor de couro bovino. Com quase 897 mil unidades produzidas no segundo trimestre, o estado registrou um aumento de 181 mil unidades em relação ao mesmo período de 2023.

Os números apontam a capacidade do estado de alcançar recordes em diversas áreas da produção animal. O desempenho do Paraná serve como um exemplo da potencialidade do agronegócio e isso apenas reforça a importância desse setor.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.