Dia da Imprensa

Na data de 1º de junho é comemorado o Dia da Imprensa no país. Há quem diga que ela é o ‘quarto poder’, afinal, levar as notícias e os fatos – sejam eles bons ou ruins – é uma formar de estar conectado com a sociedade como um todo. O que não se pode negar é a missão, o dever que a imprensa tem de bem informar a população.
Imprensa é o termo usado para designar o conjunto de veículos de comunicação que atuam na área do jornalismo. A palavra é derivada da ‘prensa móvel’ – processo gráfico utilizado para imprimir jornais a partir do século XVIII. Esse conjunto envolve jornais, revistas, canais de televisão rádios, assessorias de comunicação e meios de comunicação da internet.
Da ‘prensa móvel’ – um serviço quase que artesanal – migramos para impressão em escala, para a internet, para outros meios de comunicar. É através das divulgações feitas pela imprensa que a opinião pública pode ser formada e quando recebe informação de qualidade isso acontece da melhor maneira possível.
De tantos fatos e momentos históricos em que a imprensa se fez presente, irá ficar na memória a pandemia da Covid-19. Os jornalistas, os profissionais da imprensa também estavam na linha frente. A informação chegava até as televisões, os sites, os jornais, as rádios, porque alguém estava em busca de dados, de fontes, de notícias sobre os fatos.
A imprensa atua sim na linha de frente, seja diante de uma pandemia, na cobertura de uma guerra, em acidentes catastróficos, enfim, onde for preciso estar, onde estiver a informação. E as notícias acontecem em todos os lugares, sem ter hora marcada e a espera daquele que irá relatar os fatos.
A informação chega com mais velocidade neste século, isso é bom, mas não muda o fato da precisão, da veracidade, de confiar naquilo que está sendo noticiado e por quem está sendo veiculado. É um momento de proteção e combate às fake news. É primordial buscar informações através de fontes seguras e canais oficiais, ou seja, na imprensa profissional. Com um aparelho conectado todos podem replicar notícias, mas é preciso verificar a procedência e se essas informações são verdadeiras.
O Dia da Imprensa também reforça a credibilidade daqueles profissionais e órgãos de comunicação que trabalham com seriedade. Parabéns para todos que fazem as notícias chegarem ao leitor, ao internauta, ao ouvinte, ao telespectador.