Dia da Imunização
Vacinar é cuidar da própria saúde e da saúde do outro também. A cada percentual de imunização atingido, mais a população como um todo está protegida. O Dia Mundial da Imunização – celebrado na data de 9 de junho – é uma forma de promover a conscientização sobre a importância das vacinas para a erradicação, eliminação e controle das doenças.
O Paraná, através da Secretaria da Saúde (Sesa), realiza um trabalho contínuo de divulgação e conscientização sobre a atualização da caderneta de vacinas. Isso se ramifica por meio das Regionais de Saúde, das Secretarias Municipais de Saúde, das Vigilâncias Epidemiológicas, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Afinal, a imunização é um direito de todos e integra a Atenção Primária. O ato de vacinar é visto como uma das medidas mais importantes para o combate de doenças, sequelas e óbitos. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem vacinas para a prevenção de mais de 20 doenças fatais. Dessa maneira, a imunização adequada – seguindo o cronograma de datas e reforços – evita aproximadamente de 2 milhões a 3 milhões de óbitos anuais por enfermidades como sarampo, coqueluche, tétano, difteria e influenza.
No Estado, acontece a oferta de 19 vacinas – todas gratuitas – que contemplam as diversas fases da vida, ou seja, desde bebê até a melhor idade. Segundo um levantamento da Sesa, a cobertura vacinal das doses de rotina aumentou. A BCG – que protege contra a tuberculose e é aplicada em crianças menores de dois anos – está com uma cobertura de 95,01%. Enquanto que a tríplice viral – aplicada para a prevenção do sarampo, caxumba e rubéola – está em 96,64%.
Neste ano, olhando apenas os fatos em Toledo – a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 foi atípica em termos de adesão. Para contemplar índices mais satisfatórios, a vacina foi ampliada para o público acima de seis meses e em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Entre os argumentos que levam a baixa adesão à campanha, estão os ‘movimentos antivacinas’ e questões políticas. Na tentativa de reverter esse quadro, nesta semana, algumas UBSs devem ficar abertas em horários diferenciados para aplicação de todas as vacinas. É importante conferir a carteirinha de vacinação.