Dia Mundial do Câncer

Estimated reading time: 3 minutos

O Dia Mundial do Câncer foi ontem (4) e é uma data fundamental para conscientizar a sociedade sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e os avanços no tratamento dessa doença que afeta milhões de pessoas no mundo. Mais do que um simples lembrete, esse dia deve servir como um chamado à ação para governos, organizações e indivíduos se unirem na luta contra o câncer.

Aqui no Brasil os meses também tem suas cores específicas com temas de prevenção de cânceres como mama, próstata, pele e outros. Parece apenas fitinhas coloridas, mas não são. Essas campanhas já provaram sua importância e seu valor.

Ainda que os avanços médicos tenham permitido taxas de sobrevivência cada vez maiores, a desigualdade no acesso à saúde continua sendo um dos maiores desafios. Em muitos países, especialmente os de baixa renda, o diagnóstico tardio e a falta de tratamento adequado resultam em taxas alarmantes de mortalidade. Isso reforça a necessidade de políticas públicas eficazes e investimentos em pesquisa para que todos tenham as mesmas chances de lutar contra a doença.

Então vem a Organização Mundial da Saúde e faz algumas tratativas para mudança das idades obrigatórias para determinados tipos de exame de prevenção e diagnóstico precoce como é o caso da Mamografia, que hoje (5) inclusive é celebrado o dia nacional do exame. Sabendo que o quanto antes diagnosticado as chances são maiores de cura e sabendo que determinados cânceres atingem faixas etárias específicas, como simplesmente passar a obrigatoriedade do exame de 40 mais para 50 mais. Inclusive em pesquisa no Google essa semana, a faixa etária já está modificada na OMS e no Ministério da Saúde.

A prevenção individual também é importante? Sim, deve ser um foco central de cada indivíduo, mas sabemos que mesmo aqueles que mantém hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e abandono do tabagismo, também são surpreendidos com a doença. Ignorar alguns cuidados básicos como os falado acima e não fazer exames preventivos sempre foram o mote de qualquer campanha de prevenção de doenças. Que agora tem mais essa, sua idade de prevenção obrigatória alterada.

O Dia Mundial do Câncer não deve ser apenas um momento de reflexão, mas sim um impulso para mudanças concretas. E se essas mudanças precisam vir de nós, cidadãos, que façamos nossa parte pois a luta contra essa doença exige um esforço coletivo, e cada um pode contribuir de alguma forma – seja compartilhando informações, apoiando pesquisas ou incentivando a adoção de hábitos saudáveis. Afinal, a conscientização e a prevenção são as nossas melhores armas contra o câncer.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.