Dia Nacional do Doador

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado na data de 25 de novembro. A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue) em parceria com o Lions Club Toledo tem uma programação especial para comemorar a data.

A ação acontece neste domingo (24), no lago municipal, das 17h às 19h. O evento visa promover a conscientização sobre a importância do ato. Além das atividades educativas também serão distribuídos picolés em formato de coração e orientações sobre doação de sangue.

A data é mais uma comemoração no calendário. Contudo, a doação precisa ocorrer de maneira contínua, pois sempre existe alguém que vai precisar. O dia é uma maneira de saudar os voluntários, porém são as pessoas que, em algum momento da vida, precisaram e receberam sangue que realmente celebram a existência dos doadores, daquele de dispôs de tempo e até uma unidade de coleta.

O ato de doar sangue envolve tempo para a realização do cadastro, o processo de triagem clínica, depois a triagem hematológica, a realização da coleta e o período de hidratação (o lanche e a observação para evitar reações indesejadas). Em cada coleta, uma série de exames são realizados, nas situações que o doador apresente resultado reagente para alguma das análises, ele é convocado conforme legislação vigente para repetição dos exames, além e receber as devidas orientações.

O fato é que cada doação é importante, pois pode ajudar a salvar até três vidas. Isso é possível devido ao fracionamento do sangue. Após ser coletado, ele precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Com isso, uma doação resulta a produção de três tipos de hemocomponentes: plasma fresco, plaquetas e hemácias.

O sangue é fundamental para a sobrevivência. Somente a pessoa que precisa sabe a importância da doação. Porque doar sangue salva vidas. E cada bolsa coletada contém esse precioso ‘líquido da existência’: vermelho e cheio de vida. Cada bolsa de sangue coletada carrega a esperança: a esperança de quem vai melhorar, a esperança de quem busca a cura, a esperança de vida.

Todo o reconhecimento a cada doador de sangue. Quem doa sangue, doa solidariedade, pois é um ato de compaixão, é um ato de resiliência com o próximo, é um ato para salvar vidas.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.