Doação, um ato de amor
Na próxima quinta-feira (24) a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT – Banco de Sangue) irá promover uma atividade diferenciada para marcar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue – 25 de novembro. A unidade em Toledo atende aos 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde e, ao longo dos 25 anos de atuação, tem gradativamente melhorado sua estrutura a fim de não apenas manter os estoques regulados, mas também promover um atendimento mais humanizado e qualificado. A nova unidade, localizada no Jardim Coopagro, é a prova concreta desta evolução.
Mas não é apenas no campo material que o atendimento tem sido melhor. Há que se ressaltar o esforço de toda a equipe para atender bem as pessoas que vão até o local para doar um bem precioso e que não existe algo similar a ponto de substituí-lo. Com uma doação é possível salvar até três vidas pelo fracionamento do sangue.
Mas doar é, acima de tudo, um ato de amor ao próximo. Um ato de desprendimento completo que preenche a alma de quem doa e pode significar aquele sopro de vida a mais para uma pessoa em situação de extrema necessidade. Infelizmente esse é um ato que ainda é cercado de preconceito, de tabus e boatos que impedem um volume maior de doação.
Pouco a pouco, pelo esforço de uma equipe comprometida e de campanhas que incentivam a doação, a ignorância sobre o assunto vem sendo dissipada, embora de tempos em tempos seja necessário haver um esforço ainda maior para o equilíbrio do estoque para determinados tipos sanguíneos, como aconteceu há alguns dias com a tipagem O.
Evidente que nem todas as pessoas podem doar sangue. Há regras – bastante rígidas por sinal – que precisam ser respeitadas e essa é a garantia da qualidade do material destinado a quem precisa. Regras que foram sendo construídas ao longo do tempo justamente para evitar não apenas os problemas normais de quando se trabalha com algo tão precioso e frágil ao mesmo tempo; mas regras que foram criadas para mostrar à sociedade em geral a seriedade com a qual todos que atuam neste setor possuem para prestar um atendimento digno e de qualidade.