Doação, um ato de muitos amores

Mais de 4 mil pessoas aguardam por um transplante no Estado do Paraná atualmente. O número, assustador, reforça o quanto o Brasil ainda precisa avançar na questão da doação de órgãos, algo que o Paraná entendeu há muito tempo, quando se iniciou um trabalho mais profissional em torno de um assunto que ainda gera muitas dúvidas e é cercado de tabus. Mas, a partir de 2010, iniciou-se um trabalho com o objetivo de fazer o estado virar uma referência quando o assunto é a doação.

E finalmente isso aconteceu!

Hoje o Estado do Paraná lidera o ranking de doações de órgãos no Brasil, com índices bastante positivos. Esse resultado é o resultado de um esforço coletivo que formou uma rede colaborativa envolvendo hospitais em pontos estratégicos do estado, como é o caso do Hospital Bom Jesus/Hoesp em Toledo.

A unidade, referência no atendimento de urgência e emergência para a área da 20ª Regional de Saúde, tem feito um trabalho exemplar desde o início deste esforço coletivo que precisa ser contínuo. Um total de 33 pessoas receberam um órgão somente até agosto deste ano, seja de rim, fígado e coração, através do Bom Jesus.

Foram nada menos que 298 autorizações de doação desde 2010, o que resulta numa taxa de aceite de 95%, uma das melhores do Paraná. No primeiro semestre deste ano foram 20 entrevistas e 19 doações, o que faz aumentar este índice para muito próximo de 100%.

Mas números não são possíveis se por trás não estiverem profissionais comprometidos com a causa da doação de órgãos e que sejam extremamente profissionais naquilo que executam. Neste sentido o Bom Jesus tem sido também uma referência e se assim não fosse certamente os números seriam infinitamente inferiores.

A doação é um ato de muitos amores, afinal, uma vida perdida pode representar muitas outras salvas. Evidente que a doação de órgãos não apaga a dor de quem perde alguém próximo. Todavia, ajuda a cicatrizar e tornar, de uma certa forma, mais amena esta dor. A fila de 4 mil pessoas poderia ser muito maior se os paranaenses não enxergassem com os olhos do coração e da alma caridosa que representa este nosso povo.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.