Doar amor

Ajudar o próximo pode não exigir muito de si. Para alguns o ato de contribuir com o próximo é algo natural, não requer muitos esforços. Para muitos isso acontece de forma espontânea. É fazer o bem sem olhar a quem. E é isso que acontece cada vez que uma pessoa doa sangue: ela não sabe quem irá receber.

Na data de 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Doar sangue é um ato simples, mas nem todos estão dispostos a integrar essa rede. Existem requisitos para ser um doador, como estar em bom estado de saúde, ter um peso mínimo, idade, entre outros pontos. O fato é que muitos desejam, mas não podem ajudar dessa forma.

A 20ª Regional de Saúde conta com os trabalhos da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT – Banco de Sangue) e, com isso, ajuda a fazer a diferença na vida de quem precisa da doação. A UCT de Toledo – como outras unidades espalhadas pelo país – vive uma luta diária para manter os estoques. Afinal, não é possível prever quantas bolsas e tipagem sanguínea serão necessárias para atender os pacientes dos hospitais da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde.

O desejo é de estar sempre saudável e nunca necessitar, contudo, ninguém está livre de precisar da doação de sangue um dia. Por isso, manter os 45 doadores diários é uma desafio para o Banco. Uma doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Por isso, a rede de solidariedade não pode parar e não pode parar nunca.

Com uma doação é possível salvar até quatro vidas, devido o fracionamento do sangue. Após ele ser coletado precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Não se transfunde o sangue total. Esse fracionamento otimiza o uso do sangue, pois o paciente só irá receber o componente que ele realmente precisa e isso garante uma melhor estabilidade na questão de estocagem.

O trabalho do Banco de Sangue é contínuo. Existem períodos que faltam tipagens sanguíneas e isso exige mais esforço na busca por doadores. Em 2022 foram 5.109 bolsas coletadas. Neste ano, de janeiro a 30 de maio foram 2322 bolsas. Existe a perspectiva positiva para o ano de 2023 com a abertura de coletas nas segundas e com melhor organização do trabalho.

Doar sangue pode ser um ato de heroísmo, pois ajuda a salvar a vida do outro; tipo atitude de herói. Parabéns a todos os doadores de sangue. Que neste 14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue – possam surgir novos heróis.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.