Enfim a posse

Com um frio extremo e olhares do mundo todo direcionados para a Rotunda do Capitólio, sede do Congresso em Whashington, Estados Unidos, aconteceu na tarde de ontem (20) a tão esperada posse de Donald Trump.

Duas curiosidades: As posses ocorrem habitualmente do lado de fora do local onde ocorreu o evento, porém por conta do frio ela foi transferida para dentro e Donal Trump é o presidente mais velho a assumir o cargo no país, aos 78 anos e é o segundo da história americana que retorna ao cargo depois de perder eleição.

O evento acontece meio a muitos protocolos e um deles é o juramento com a mão direita sobre a Bíblica Sagrada. “Juro solenemente que executarei fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos e, com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a constituição dos Estados Unidos”.  E essas palavras estão fazendo muito sentido diante a postura de Trump em sua campanha e também no processo de transição de cargo. Ele não está deixando para depois, a impressão que dá é que em cada piscada que dermos a partir de agora teremos uma nova ação dele.

A expectativa em muitos países da entrada de Trump varia entre boas novas, quase que uma “salvação da lavoura” como é o caso do Brasil e cuidado, afinal pelo jeito ele não está pra brincadeiras.

E falando em Brasil, nos últimos dez dias não se fala em outra coisa no meio político e jurídico a não ser a posse do novo presidente dos Estados Unidos e o convite ao ex-presidente Jair Bolsonaro que não pode estar presente no evento por determinação do Supremo Tribunal de Justiça. Então sua esposa Michele Bolsonaro foi em seu lugar dando mais assunto pros fofoqueiros de plantão.

Além dela outras figuras da política mundial estiveram presentes como Javier Milei, presidente da Argentina, Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália e Xi Jinping, presidente da China. O Brasil foi oficialmente representado pela embaixadora do Brasil nos Estados Unidos Maria Luiza Viotti. O presidente brasileiro não foi convidado e emitiu nota nas redes ontem (20) sobre seus desejos de um bom governo para o novo presidente americano.

Assim inicia essa nova novela e veremos o que ela nos trará. Fortes emoções é o que parece estar previsto.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.