Está rolando uma partida de… xadrez!
É até repetitivo escrever que a pandemia do coronavírus (Covid-19) atingiu diversos segmentos dos municípios, entre eles a Educação e o Esporte. Os estudantes tiveram aulas remotas e as modalidades esportivas foram suspensas. A retomada de uma possível rotina aconteceu ainda no ano passado. Os alunos possuem capacidades de aprender novos conhecimentos, isso é fato. No entanto, é necessário estar atento às crianças ou aos adolescentes que possam apresentar dificuldades.
Que tal reunir o ensino com uma prática esportiva? Convido a todos para conhecerem o xadrez. A relação entre o xadrez e as disciplinas da grade curricular é grande, principalmente, com a matemática. Pesquisas mostram que escolas com o xadrez na grade curricular, os estudantes tendem a apresentar melhor desempenho nas disciplinas exatas, já que o xadrez colabora na organização do pensamento.
Jogar xadrez desenvolve o raciocínio lógico, a concentração, a disciplina, o aumento da criatividade e a aprender a controlar as emoções, além da interação social.
Estudos também mostram que alguns países recomendam a prática do xadrez para as pessoas com idade mais avançada para evitar a perda de memória, porque o esporte mantém a mente ativa. O xadrez também é responsável por despertar o pensamento crítico e a organização do raciocínio.
No xadrez cada peça desenvolve um tipo de movimento diferente e isso possibilita diversas estratégias de jogo. O objetivo principal é defender o Rei e “capturar” o Rei adversário. Uma disputa entre reis, damas, cavalos, torres, bispos e peões.
O xadrez é um jogo em que a estratégia precisa ser apresentada no momento certo, já que cada peça tem o seu devido valor. Com isso, dependendo da estratégia adotada e o momento, o jogador pode ter uma vitória ou uma derrota.
Quando alguém lhe convidar para uma partida de xadrez, responda de maneira afirmativa. Se arrisque! Para muitas pessoas, o xadrez está mais relacionado a um jogo de paciência. Sim, é um jogo que requer concentração como já citado. No entanto, se você observar a escolha do caminho do seu oponente e conseguir bloquear a jogada é algo extremamente satisfatório. O xadrez é responsável por desenvolver novas habilidades, se ganha um novo amigo ou competidor e uma vasta bagagem de conhecimento. O xadrez pode ser ensinado em uma hora e uma vida inteira para aprimorar as técnicas, como analisar aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo. Quem gostaria de jogar xadrez comigo?