Excelência em pós-graduações

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está entre três universidades do Estado (UEL e UEM) que receberam conceito máximo em sete programas de pós-graduação stricto sensu. A análise é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A avaliação é referente ao período de 2017 a 2020. O resultado reflete o padrão internacional de desempenho nos cursos de mestrado e doutorado. O Capes é órgão do governo federal – vinculado ao Ministério da Educação (MEC) – responsável por promover e manter a qualidade da pesquisa científica e educação brasileira.

No conceito da análise a avaliação é quadrienal. Nesta edição, foram avaliados aproximadamente 7,5 mil cursos do Sistema Nacional de Pós-Graduação, em 49 áreas de conhecimento, a partir de critérios quantitativos e qualitativos acadêmico-científicos.  As comissões de avaliação emitem pareceres e notas dentro de uma escala de 1 a 7. Os conceitos 7 e 6 expressam excelência constatada em nível internacional; já as notas 5 e 4 são considerados muito bom e bom; 3 é regular; e 2 e 1 implicam no descredenciamento dos cursos.

Na Unioeste, dos 33 programas ofertados pela Universidade, 16 ampliaram o conceito e a mesma quantidade manteve a nota do quadriênio anterior. Nesse contexto, 11 programas estão com conceito 5 e um foi elevado para nota 6.

Em Toledo, a trajetória da Unioeste começou com a congregação faculdade municipal isolada Facitol, isso ano de 1980. Desde então, a Universidade como as demais do segmento público travam suas batalhas para continuarem o processo de formação de profissionais.

Sempre que uma universidade tem resultados positivos é importantes que eles exaltados afim de prover sempre mais. A Unioeste – como um todo – continua com sua missão que como uma instituição pública multicampi visa produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, contribuir com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, e comprometer-se com a justiça, a democracia, a cidadania e a responsabilidade social.

Resultados satisfatórios contribuem para que a Universidade mantenha firme sua visão que é ser uma instituição pública na produção e socialização do conhecimento, comprometida com a formação de profissionais para atuar com base em princípios éticos para o exercício da cidadania.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.