Expectativa alta
O aquecimento que o Natal proporciona às vendas no comércio deve fazer o varejo brasileiro ter o maior número de contratações de trabalhadores temporários dos últimos dez anos. A expectativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima 108,5 mil vagas preenchidas. Esse número representa um crescimento de 5,6% em relação ao ano passado, quando foram 97,9 mil contratações. Se confirmada a expectativa, esse contingente de mão de obra será o maior desde 2013, quando 115,5 mil pessoas ocuparam vagas temporárias.
Em Toledo, apesar do clima nem tão positivo no geral de 2023, a expectativa é também pelo aumento de contratações, em especial no mês de dezembro, quando o comércio local inicia o atendimento em horário diferenciado. A partir do dia 8 de dezembro, de acordo com acordo entre os sindicatos, as lojas poderão ficar abertas até 22h durante a semana e 18h nos fins de semana, com algumas exceções até 24 de dezembro, véspera do Natal.
Até lá poderá ser uma oportunidade de muitas pessoas retornarem ao mercado de trabalho e mostrarem, literalmente, serviço. O segmento de hiper e supermercados é o que mais deve contratar temporários, abrindo 45,47 mil vagas, seguido por vestuário e calçado, com 25,17 mil; utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 15,98 mil; livrarias e papelarias, com 9,31 mil; e móveis e eletrodomésticos, com 5,7 mil vagas. São setores onde quem está desempregado pode começar a sondar, se preparar para quem sabe conseguir uma brecha.
De acordo com a CNC, “a desaceleração da inflação, em meio ao processo ainda inicial de flexibilização da política monetária [queda de juros], deverá impactar favoravelmente as vendas em segmentos menos dependentes da tomada de recursos por meio de empréstimos e financiamentos”. São Paulo (28,41 mil), Minas Gerais (12,13 mil), Paraná (9,14 mil) e Rio de Janeiro (7,96 mil) devem concentrar mais da metade (54%) da oferta de vagas temporárias para o Natal deste ano.
As vagas temporárias podem representar uma porta de acesso ao mercado formal, até porque quando alguém vai bem, em geral acaba sendo contratado pela empresa. Um belo presente do Papai Noel!