Falta de – bons – exemplos
Quando um vereador, eleito pelo povo, reclama por ter sido alertado em ter estacionado seu veículo sobre uma faixa de segurança em frente a uma escola no Centro de Toledo esta semana, como relata a Coluna do Editor, é porque a sociedade brasileira demonstra o quanto ainda precisa evoluir. Evoluir em relação ao exemplo que cada cidadão precisa dar, seja para si próprio ou então para os demais. Na mesma Coluna, há alguns dias houve a cobrança sobre o trabalho de fiscalização justamente em frente às escolas porque os limites há tempos foram extrapolados.
Estacionar em fila dupla parece ser o menor dos problemas enfrentados em frente aos estabelecimentos de ensino, até porque educação, pelo visto, está longe destes lugares diante do comportamento grotesco de pais, mães ou responsáveis que deveriam dar o – bom exemplo. Agressões verbais são comuns, assim como abusos de parar no meio da rua, abrir a porta como não houvesse mais ninguém no mundo e seguir a dolce vita sem estar nem um pouco preocupado com quem está atrás.
Mas o trânsito é apenas um dos muitos sintomas onde se percebe a falta de educação do povo brasileiro. E o comportamento do nobre vereador da mesma forma, até porque o agente público que não consegue lidar com as críticas sequer deveria se candidatar, afinal, quando se é um agente político é preciso ter sua vida transparente e suas ações serem exemplares, no bom sentido, para uma sociedade que, infelizmente, em geral age da mesma forma, até porque políticos não são uma espécie de extraterrestres invasores.
Não adianta reclamar dos políticos e pagar propina, furar a fila do caixa, estacionar nas vagas especiais sem ter direito. Não adianta criticar a corrupção e tentar subornar alguém para ter vantagem ou então ludibriar o cliente com produtos de baixa qualidade ou preço superfaturado. Não adianta apontar o dedo para as decisões arbitrárias do STF e querer ser aposentado de maneira irregular ou então ser beneficiado com benesses indevidas porque existem falhas no sistema.
A falta de – bons – exemplos seja talvez uma das piores mazelas que a nação brasileira enfrenta, pois é algo enraizado na cultura, na alma, no jeito de ser da maioria das pessoas, tornando o cidadão honesto e correto um idiota completo.