Falta de educação
No último sábado (4) a Prefeitura de Toledo promoveu a abertura da temporada do Parque Temático das Águas. Passados alguns dias, a mesma Prefeitura de Toledo registrou um caso de vandalismo no mesmo Parque Temático das Águas, localizado no Parque dos Pioneiros, no Jardim Bandeirantes. Criminosos entraram pelos fundos pulando a cerca e praticaram o vandalismo, como pichação em uma edificação do parque, que serve como cozinha para os funcionários para acessar o local. Os vândalos quebraram o trinco da porta, entraram e reviraram tudo. Infelizmente essa não é a primeira vez que isso acontece. No local já houve registro de furtos.
A estrutura, que conta piscina para crianças e adultos, tobobóia, toboágua, rio lento, quiosques, sombreiros, vestiários e banheiros é uma das únicas desse porte totalmente gratuita no país e foi reformado para proporcionar mais diversão e lazer aos frequentadores na atual temporada.
Mas pichações estão começando a se tornar uma rotina pela cidade. No banheiro público localizado no Parque Ecológico Diva Paim Barth as paredes estão forradas, mas de pichações. Portas não existem mais. Cenas de afirmação da falta de educação da sociedade. Sim, falta de educação provocada pela falta de civismo, pela não consciência do pertencimento, pela ausência de punição. Enfim, pelo cenário que a cada dia se deteriora mais e sequer vem sendo percebido de maneira consciente por uma cada vez maior parcela da população.
A falta de educação vem acompanhada de outros sinais. Basta observar a quantidade de apreensões de drogas na região; o número de homicídios e agressões registradas; a violência verbal e física. Reflexos de uma sociedade desestruturada e que diariamente dá mais sinais desse desequilíbrio acentuado por políticas públicas desastrosas e que apenas acentuam o abismo existente na estrutura social.
Não será através da política cotista ou bolsista, muito menos pelo gasto obrigatório em saúde e educação – onde predomina o pagamento da folha e não de uma política séria de investimentos – que o Brasil conseguirá ter uma sociedade mais educada e preparada para enfrentar seus próprios desafios. Pichações ocorrem no mundo inteiro como forma de protesto. A diferença é como este grito social é encarado pelos detentores do poder.