Falta mais incentivo, vontade tem!

Estimated reading time: 3 minutos

É sabido que a educação é a chave para um futuro promissor, com boas oportunidades e excelência num país. Sabemos também que quanto mais instruída uma nação, mais evoluída ela será. E o que vemos é uma falta de incentivo não apenas das próprias instituições de ensino que não buscam alternativas para ampliar a curiosidade de aprender do aluno, mas também da comunidade.

Estamos mais uma vez com dois excelentes projetos de duas alunas aplicadas do Colégio Estadual jardim Porto Alegre do Clube de Ciência e poucos sabem disso. Pouco contribuem para a evolução destas mentes brilhantes, para que quem sabe um dia seus projetos sejam patenteados e usados em lavouras como é o caso de um deles.

O mesmo colégio participou com cinco estudantes nas Olimpíadas de Matemática e com suas premiações poderiam participar da Olimpíada Mundial, porém, por falta de incentivo e patrocínio não irão pois precisam ficar um tempo em treinamento na capital paulista, falar inglês com fluência. Poderia ou não ter escolas da língua inglesa que “adotasse” um aluno cada para que estes jovens pudessem ampliar seus horizontes? Quer propaganda melhor que essa?

O incentivo à educação, especialmente em áreas como ciência e matemática, é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais crítica, inovadora e preparada para os desafios do futuro. Programas como clubes de ciência e matemática desempenham um papel crucial nesse processo, oferecendo aos alunos oportunidades valiosas de aprendizado prático e colaborativo que vão além do currículo tradicional. Um dos principais benefícios desses clubes é a promoção do interesse e da curiosidade científica entre os jovens que começam a unir teoria com prática.

Um aspecto relevante para os demais alunos das escolas é o exemplo. Com o exemplo dos incentivos da sociedade e dos professores e coordenadores de projetos como esses, mais e mais estudantes vão desejar participar de programas assim por verem o valor dado a eles.

Além disso, aquele aluno que se sente deslocado da turma pode numa dessas vertentes encontrar um rumo para algo que seja interessante e na sala de aula encontram um senso de pertencimento em clubes que valorizam a colaboração e a criatividade.

Enfim, os benefícios são imensos e vale a pena empresas que desejam validar essas ações auxiliarem também com custos através de patrocínios. Investindo em programas assim, estamos construindo uma sociedade mais inovadora e capaz de enfrentar os desafios do amanhã.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.