Fim das férias escolares

Acabaram as férias escolares. Na próxima semana, municípios e Estado iniciam o ano letivo de 2024. Os colégios da rede estadual de ensino do Paraná se preparam para recepcionar mais de 908 mil estudantes já na próxima segunda-feira (5).

Segundo a Agência Estadual de Notícias, os alunos voltam na segunda, contudo, a preparação que envolve o quadro docente iniciou antes. Entre as medidas mais importantes esteve Semana de Estudo e Planejamento 2024, promovida pela Secretaria da Educação (SEED-PR).

Esses encontros – promovidos no período de 29 de janeiro até a última sexta-feira (2) – integraram o calendário escolar e foram realizados em 2.087 escolas estaduais. A ideia da Semana de Estudo e Planejamento 2024 é estabelecer as diretrizes para o semestre correspondente.

O Estado tem a meta de ampliar a abrangência da educação integral na rede estadual – quase dobrar o número de alunos beneficiados pela educação integral até 2025, passando de 52 mil para 100 mil estudantes. Para este ano, a expectativa é integrar 157 novas escolas ao modelo, resultando em 87 mil novas matrículas.

É uma oportunidade para o aluno ampliar os conhecimentos, afinal, o ensino integral se destaca pelo aumento do tempo dedicado aos estudos – sendo nove horas diárias e 45 horas semanais – ou seja, uma carga horária mais completa.

Com a sanção da Lei Estadual 21.658/2023, o Paraná Integral recebeu reforço. A lei estabelece políticas públicas para a educação em tempo integral na rede pública estadual, regulamentando a carga horária dos docentes, os conteúdos a serem abordados e delineando a atuação, inclusive para a educação especial.

Outro tema tratado pelo Estado é a expansão dos componentes curriculares de Robótica e Programação. No ano passado, segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a SEED-PR adquiriu mais de 120 mil equipamentos de informática – computadores, tablets e chromebooks – além de 18 mil kits de robótica que foram distribuídos em todo o Estado para reforço do ensino das disciplinas voltadas à tecnologia. A expectativa, para o componente curricular de robótica, é a expansão para até 200 novas escolas da Educação em Tempo Integral e também para os novos Colégios Cívico-Militares.

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