Fiscalização e orientação

A legislação brasileira sobre o trânsito de tratores e máquinas agrícolas em vias públicas está mais robusta e os produtores rurais estão sendo orientados sobre o assunto por meio de diálogos estabelecidos entre o Sindicato Rural de Toledo e os órgãos competentes. Para tratar do assunto, nesta quarta-feira (19), será realizada reunião às 19h, no auditório da entidade, contando com a participação de representantes do 19º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. Esse será o segundo encontro organizado pelo Sindicato Rural sobre o tema. O primeiro teve a presença da Polícia Rodoviária Federal.

E encontros como esse são importantes para demonstrar que a fiscalização pode ser feita de maneira tranquila, desde que haja a orientação prévia. Na prática é acabar com a velha máxima do “ah, eu não sabia”. O Sindicato Rural cumpre, dessa forma, uma de suas prerrogativas em estar ao lado do produtor rural o capacitando sobre tudo aquilo que envolve sua atividade e, no caso, utilização de tratores é algo comum a praticamente 100% dos produtores em Toledo.

As instituições ligadas à segurança pública, em todas suas esferas, também estão desempenhando seu papel neste processo de formação. E de uma maneira educativa. Não basta apenas punir, mas é preciso saber explicar o que fazer para evitar dissabores e manter-se em ordem perante a legislação vigente. No caso dos tratores, por exemplo, não basta apenas o registro no Renagro – que pode ser feito acessando www.idagro.com.br. É preciso observar o que estabelece a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 912, quanto aos equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação.

Esses e outros assuntos estão sendo tratados de maneira muito responsável dentro do Sindicato Rural em Toledo, numa clara demonstração de que as entidades representativas podem ser pró-ativas, mesmo sem receber o dinheiro fácil da contribuição sindical. Essa ‘doação’ precisa ser feita quando os associados percebem a importância de uma entidade que execute ações que tragam benefícios concretos e não apenas discussões ou manifestações ruidosas sem qualquer ligação com a realidade.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.