Futsal de volta!
Quando no início do ano o JORNAL DO OESTE trouxe a notícia do possível retorno do futsal em termos competitivos a Toledo, muita gente leu com a desconfiança natural de quem já havia presenciado dezenas de outras tentativas frustradas. Sem qualquer consulta mais aprofundada fica praticamente impossível responder quando foi a última vez que Toledo teve uma equipe meramente competitiva no cenário do salonismo paranaense. Em termos nacionais então é fácil: nunca!
Aos poucos o projeto Esporte Futuro, que trouxe da vizinha Marechal Cândido Rondon uma base consolidada, foi demonstrando que não se tratava de uma nova aventura, mas sim um projeto bem construído e com visão de futuro, como o próprio nome sugere. Houve barreiras difíceis de serem transpostas e os responsáveis pelos projetos tiveram de ‘suar sangue’ para mostrar haver um compromisso com a cidade e com um esporte tão adorado como é o futsal em Toledo e que tantos nomes revelou ao longo da história.
Passados cerca de 5 meses desde o início desta nova fase, hoje é possível afirmar que a desconfiança pode até existir, entretanto, ela é imensamente menor do que lá do início de 2023, quando os primeiros passos eram dados com o desequilíbrio natural de quem precisou enfrentar forte resistência, até mesmo de alguns setores da imprensa que, por interesses muito peculiares, não deram o respaldo que o projeto merecia desde seu começo.
Dentro de quadra os resultados são compatíveis com o investimento. Em alguns casos surpreendentes diante do menor orçamento investido comparando os elencos que disputam a Liga Nacional de Futsal, onde Toledo vem fazendo frente aos grandes times e ainda tem chance de classificação à próxima fase.
Fora de quadra o projeto é um sucesso, atraindo milhares de torcedores a cada novo jogo num revitalizado Ginásio de Esportes Alcides Pan. A média de público é uma das melhores entre aqueles que disputam, tanto a Liga Nacional quanto a Série Ouro do Campeonato Paranaense, onde Toledo aparece entre os líderes também na classificação geral.
O futsal está de volta a uma terra que adora o esporte da bola pesada e que vinha sofrendo muito. Agora é apenas consolidar novas etapas para que, em breve, seja possível sonhar com títulos. E que sejam muitos!