Higiene básica

Você sabia que o uso do álcool em gel e lavar as mãos sempre que possível não servem apenas para prevenir Covid? Os estabelecimentos comerciais em Toledo, em sua grande maioria, mudaram seus hábitos e infelizmente não tem reabastecido os tubos de álcool gel de ambientes de circulação pública. Você chega até o pote para borrifar e sai com a mão vazia. Quem criou o hábito desde pequeno de lavar sempre as mãos quando possível e antes das refeições ainda sai no lucro pois lembra de fazer isso e quem aproveitou a pandemia e pegou esse hábito além de passar o álcool gel e ter um tubinho na bolsa ou bolso para emergências está de parabéns.

Agora pasmem, a grande maioria das viroses se dá pela falta de higiene pessoal. Sim, só lavar as mãos com frequência ou passar álcool em gel já ajudam a prevenir várias delas.

A higiene pessoal é um dos pilares fundamentais para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Tanto é que existe até o Dia Mundial de Lavar as Mãos, você sabia? Dia 15 de outubro. O hábito de higiene para evitar vírus e bactérias foi observado pela enfermeira Florence Nightingale, durante a Guerra da Crimeia no século XIX. Ela implementou um rigoroso sistema de cuidados com a higiene dos atendentes, do local e a ventilação e assim houve uma redução significativa das taxas de mortalidade dos soldados.

Lavar as mãos com frequência, tomar banho regularmente e manter cuidados básicos como cortar as unhas e escovar os dentes não são apenas hábitos de autocuidado, mas também formas eficazes de impedir a proliferação de microrganismos que podem causar enfermidades. As viroses, em particular, têm uma alta capacidade de transmissão, muitas vezes por contato direto ou superfícies contaminadas, tornando a higiene um escudo essencial contra essas ameaças.

No entanto, é alarmante perceber que, mesmo com tantas campanhas de conscientização, muitas pessoas ainda negligenciam esses cuidados básicos, seja por desinformação ou falta de hábito. A educação sobre higiene deve começar cedo, com os pais ensinando seus filhos e a escola dando o reforço necessário para que se torne uma prática enraizada na sociedade.

Acredite: vale a pena lavar as mãos principalmente antes das refeições, antes de entrar em seu local de trabalho, após o uso do banheiro ou quando está em locais de muita circulação de pessoas.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.