Love is in the air!
“O amor está no ar!” E em quase todas as vitrines da cidade. Corações e mais corações, enfeitam o comércio que aposta nessa data comemorativa. Se dizem que ‘amor com amor se paga’ é preciso aproveitar o dia 12 de junho para alavancar as vendas, o movimento, o amor.
O Dia dos Namorados surgiu no Brasil de forma totalmente comercial. Apesar da data ser celebrada um dia antes do Dia de Santo Antônio. Esse sim não tinha fins comerciais com a data. Na data de 13 de junho é dia de uma das figuras religiosas católica mais populares e queridas no país, isso se deve a fama de santo casamenteiro.
A fama de ser um ‘santo casamenteiro’ vem da ajuda que, em Pádua (cidade da Itália), o padre dava a noivas, isso lá no século XIII. Na época, existia o dote e muitas jovens não tinham o dinheiro para o enxoval; o padre ajudava as moças a recolherem doações para o dote. Por isso tudo, virou o protetor dos namorados e das solteiras.
Entre as lendas que envolvem a trajetória de Santo Antônio está aquela que uma moça teria feito uma promessa ao Santo e colocado sua imagem na janela à espera de seu amado. O tempo passou, passou e ela ainda estava solteira, então derrubou a imagem na calçada que acabou atingindo a cabeça de um rapaz. O tal acidente fez com que os dois se conhecem, se apaixonassem e cassassem. Isso deu origem ao fato de colocar o Santo de cabeça para baixo caso o noivo não apareça.
Muita coisa mudou desde a época de Santo Antônio. Mas o desejo em viver um grande amor ainda reina no coração de muita gente. Até hoje, existem noivas que escrevem o nome das amigas no vestido de casamento – isso em esquecer o Santo – tudo para ajudar a amiga a casar.
Achar o par ideal, a metade da laranja, a alma gêmea pode ser uma tarefa difícil. E tem gente que nem está procurando, que até hoje foge de um relacionamento sério, tem aqueles que não trocam a vida de solteiro por nada – são escolhas.
O que não muda com o passar dos anos é o significado do amor. O aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, a sensação de bem-estar, o corpo mais quente e todos os outros efeitos causados ‘borboletas no estômago’ provenientes da paixão continuam os mesmos.
Seja pela fé, por intervenção do cúpido, por insistência, por obra do destino viver o amor é uma escolha e por que não aproveitar o Dia dos Namorados para celebrar o romantismo e a pessoa amada? Quem não gosta de receber um mimo, um chamego, um ‘eu te amo’? Afinal, amor saudável faz bem.