Lugar de criança é na escola

Lançado nesta terça-feira (18), o Programa ‘Toda Criança na Escola’ pretende colocar em prática ações que garantem o direito à Educação. O objetivo é muito claro: manter um rígido controle sobre as faltas dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental que não estejam frequentando regularmente a rede pública municipal de ensino.

Os casos de faltas serão levados à coordenação do ‘Toda Criança na Escola’. Os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino irão notificar os coordenadores do programa após o registro de cinco faltas consecutivas ou sete faltas alternadas no período de 60 dias letivos.

Na prática é dividir a responsabilidade sobre as crianças, afinal, a culpa de se ausentar da escolar nem sempre é apenas dos pais e compete ao poder público sim adotar mecanismos de controle, afinal, lugar de criança é na escola. Mas em escola de qualidade e não em ‘puxadinhos’, em espaços caindo aos pedaços, entre outros problemas.

Felizmente em Toledo a situação em geral é boa, com espaços adequados na rede municipal. Evidente que não é o paraíso, entretanto, diante da realidade brasileira é possível afirmar que estudar na rede pública em Toledo não chega a ser uma tragédia, até porque educação não se faz apenas com prédios e sim com o principal: material humano.

Neste sentido o corpo docente da educação municipal merece elogios e a qualificação constante tem sido uma política. Não apenas de uma gestão, mas de várias que enxergaram neste setor o campo majoritário para as mudanças necessárias rumo a uma sociedade melhor.

Criança precisa ser estimulada a ir ás aulas e apenas giz e um quadro não são mais suficientes para isso. Também neste sentido Toledo vem se preparando, com investimentos em estrutura e tecnologia. Novos equipamentos, melhor acesso à internet, enfim, um pacote completo à disposição de quem esteja disposto a trabalhar e não apenas tentar implantar ideias muito mais ideológicas que educativas.

Lugar de criança é na escola e cabe aos adultos tomarem as devidas precauções para que essa máxima seja mantida.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.