Visita positiva
Pudesse ser resumida em apenas uma palavra o resultado da viagem de Mario Costenaro a Curitiba esta semana, a palavra certamente seria: positiva! E são muitos os motivos para essa análise, afinal, o prefeito eleito de Toledo para 2025 começa a pavimentar um caminho sólido na busca de uma gestão mais eficiente, técnica e de olho nas mudanças necessárias para preparar a cidade para o futuro.
Positiva porque Costenaro demonstrou força ao conseguir um encontro com dois dos principais atores políticos dentro da Assembleia Legislativa do Paraná no momento: os deputados estaduais Hussein Bakri e Alexandre Curi, pela ordem o líder do Governo na Alep e o mais provável presidente do Legislativo paranaense a partir de fevereiro de 2025. Essa aproximação cria um ambiente extremamente favorável no sentido de acelerar processos e conseguir o apoio necessário para a implantação de projetos estruturantes defendidos por Costenaro durante o debate eleitoral.
No mesmo caminho também foi positiva a agenda com o secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística). O deputado federal deixou aberto o diálogo e já deu a dica: tragam projetos que recursos vamos atrás. E projetos é algo que Mario Costenaro falou de maneira abundante durante a campanha, ciente da necessidade e da própria carência dentro da Prefeitura de Toledo.
Mas a viagem também foi positiva porque Costenaro estava acompanhado do deputado federal Dilceu Sperafico, que também já se colocou à disposição no sentido de auxiliar no que for preciso para atrair mais recursos à cidade junto ao Governo Federal, assim como também demonstra que a sintonia criada durante a disputa eleitoral deverá ser mantida em Toledo nos próximos anos, algo vital para o sucesso na eleição de 2026 que precisa começar a ser tratada com carinho. E com responsabilidade.
Além disso, positivo o fato de Lucio De Marchi ter ido junto, pois confirma a sintonia que ambos criaram ao formar uma chapa onde cada um sabe bem o papel que deverá executar daqui por diante.
Por todos estes aspectos a viagem foi muito positiva, assim como também foi positiva a primeira impressão deixada pelo futuro prefeito junto aos atores estaduais, os quais já perceberam que Toledo não vai mais se contentar em ser coadjuvante.