Na luta contra a violência

Neste sábado (22), será realizada em todo estado a primeira Caminhada do Meio Dia, como parte da campanha Paraná Unido Contra o Feminicídio, recém lançada pela Secretaria Estadual da Mulher, da Igualdade Racial e da Pessoa Idosa. Até agora, 50 municípios já confirmaram a realização do encontro. E o movimento é importante pelos números altos de casos de violência contra mulheres. A data, 22 de julho, foi escolhida em homenagem à advogada Tatiane Spitzner, que foi morta por seu companheiro nesse dia, em 2018, em Guarapuava.

Segundo dados apresentados pela Rede de Observatórios de Segurança, no ano passado foram registrados 2.423 casos de agressões, 495 mulheres assassinadas. Ou seja: a cada quatro horas uma mulher é vítima de algum tipo de violência no país.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) aponta que no Paraná foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio em no ano passado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.

Neste sentido, Toledo caminha na contramão de tudo que vem sendo feito para ampliar essa rede de proteção diante da extinção da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e o papel secundário que parece ter sido dado ao assunto na atual gestão.

Essa luta contra a violência contra as mulheres precisa ganhar corpo e isso passa necessariamente pela manutenção de estruturas próprias, em condições de prestar um atendimento digno a quem sofre qualquer tipo de violência que, por menor que possa parecer, pode acarretar danos gravíssimos, sejam eles físicos ou morais.

Evidente que não será apenas com uma caminhada, como a programada para este sábado, que a violência contra as mulheres irá diminuir. Há questões culturais muito enraizadas na sociedade brasileira e essa mudança de pensamento e atitudes vai demorar anos, décadas para ser efetivada com um mínimo de sucesso. E isso sem a garantia de que a violência contra as mulheres vai diminuir. O importante é manter a determinação e focar num objetivo maior que é de criar uma sociedade mais equilibrada.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.