Na mão grande

O projeto que tramita no Congresso Nacional para retirada de 5% da verba administrada pelo Sistema S – Sesc e Senac – em todo país é um verdadeiro assalto. É pegar um dinheiro na mão grande como se costuma dizer. Não que o intuito não seja nobre: repassar o dinheiro para ser aplicado na Embratur a fim de divulgar o turismo nacional. Mas para isso não é necessário retirar um dinheiro que não pertence ao Governo Federal, mas sim aos empresários do setor que contribuem para a manutenção do sistema.

Alguns poderão até dizer que está certo o Governo Federal e que o sistema tem problemas. Sim, mas num país como é o Brasil qual sistema não apresenta falhas? E se existem falhas, essas devem ser combatidas internamente, como acontece aliás em tantas entidades representativas que tiveram ou têm problemas internos e os solucionam de maneira conveniente, sem haver intervenção de quaisquer órgãos externos. Além disso, não se está discutindo aqui as eventuais falhas, mas sim a retirada de um dinheiro importante para a manutenção de projetos sociais e da própria manutenção de um sistema que, ao menos no Paraná, funciona. E muito bem!

Em Toledo, por exemplo, tanto Sesc quanto Senac são parceiros importantes da comunidade, seja através de campanhas como do agasalho ou do material escolar, assim como de projetos sociais de doações ou serviços prestados de maneira gratuita; isso sem mencionar atividades esportivas, recreativas e aculturais que atingem todos os públicos de todas as idades. Sesc e Senac oferecem ainda uma gama de oportunidades de aperfeiçoamento e mudança de vida através dos cursos profissionalizantes que oferecem ao longo do ano inteiro nas mais variadas áreas onde o comércio ou serviço atuam.

A retirada desse percentual pode representar o fechamento de várias unidades em todo país, assim como a redução ou extinção de projetos sociais de grande relevância ou ainda a redução dos serviços oferecidos e até mesmo a queda na qualidade, algo que é uma marca tanto do Sesc quanto do Senac, duas entidades que investem pesado em todo o Paraná. Basta ver a qualidade da estrutura de ambas em Toledo e o investimento que está sendo feito na construção de um hotel fazenda em Cascavel. Divulgar o turismo nacional é importante, entretanto, há muitos outros caminhos a serem trilhados pelo Governo Federal para abastecer essa indústria e não através da mão grande.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.