O armamento da Guarda
O prefeito Lunitti assinou o convênio referente ao porte de armas da Guarda Municipal em Toledo, assunto que vem se arrastando há anos e provocado muita polêmica, afinal, os agentes da Guarda Municipal precisam andar armados? Pegando o exemplo de outras cidades a resposta mais óbvia é sim, claro, afinal, qualquer agente que atue na área de segurança, seja ela pública ou privada, de acordo com a natureza precisa estar armado, ainda mais diante do aumento da escalada de violência.
Mas a pergunta mais contundente é: todos os agentes possuem condições de andar armados? Sim, porque estes agentes andarão armados quase o tempo todo e é justamente aí que reside a dúvida de uma boa parcela da sociedade toledana: estariam os guardas municipais aptos a portarem armamento?
Na teoria sim, afinal, todos passaram pelos testes previstos, embora muitos deles sejam questionáveis. Mas, num cenário utópico, aparentemente todos estão aptos para a função. Acontece que no mundo real não é bem assim, pois não são poucos os relatos de guardas municipais em Toledo metidos em confusão para usar o português claro.
Em várias outras cidades brasileiras as Guardas Municipais estão armadas há tempos e os eventuais erros cometidos pelos agentes não apenas são apurados como balizam o que fazer para que não se repitam. Nunca é demais lembrar que as armas em questão são letais e um eventual erro pode custar a vida de outro ser humano, como aconteceu recentemente em Curitiba. Estaria a Prefeitura de Toledo pronta para suportar um erro dessa natureza?
De qualquer forma o armamento é necessário para o cumprimento de determinadas tarefas. O que precisa acontecer daqui por diante é uma fiscalização rigorosa sobre a atuação destes agentes para evitar abusos, assim como também treinamento constante para que eles estejam aptos a, caso necessitem usar o armamento que carregam o fazerem da maneira mais correta possível. Não é uma equação de fácil solução, entretanto, é um mal necessário que o próprio crescimento da cidade trouxe nos últimos anos com maior velocidade.