O esporte como agente transformador
Contribuir para o desenvolvimento esportivo escolar e a melhoria da qualidade de vida dos estudantes, incentivando sua autorrealização, integração e participação efetiva em competições esportivas são objetivos do Programa Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AETEs), da Secretaria Estadual de Educação (Seed).
O Programa ainda democratiza a prática do esporte, assegurando o direito de participação a todos. Também proporciona treinamento esportivo direcionado ao encaminhamento do esporte de rendimento, organizado de modo a atender às fases de aprendizagem dos estudantes, visando à participação das instituições de ensino da rede pública estadual nos Jogos Escolares do Paraná.
No Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo são oferecidas 58 turmas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, deputados estaduais e Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, entregou os kits esportivos para as aulas do projeto.
No NRE de Toledo, as turmas estão distribuídas em 47 escolas, abrangendo diversas modalidades esportivas. Ao todo são sete turmas de tênis de mesa; duas de atletismo; um de judô; três de xadrez; quatro de badminton; três de handebol; três de basquetebol, 15 de voleibol e 20 de futsal.
Mais que os números, o projeto tem uma importância que não se pode mensurar, afinal, o esporte tem um forte poder de ser um agente transformador da sociedade. Não por acaso, países com altas taxas de desenvolvimento possuem bons resultados no campo esportivo porque, desde cedo, as futuras gerações são incentivadas não a competir por competir, mas a se desenvolverem como cidadãos plenos e em várias modalidades.
Essa noção da prática de várias modalidades e o incentivo à socialização desde cedo auxilia no desenvolvimento humano pleno porque desperta no ser humano o sentimento de pertence, seja a uma equipe, a um grupo ou a uma instituição. Mas não de maneira quase doentia como acontece no futebol, por exemplo, onde as derrotas não são aceitas.
A entrega dos kits das AETEs demonstra a preocupação do Governo do Estado em fomentar não apenas a prática esportiva, mas o desenvolvimento pleno do cidadão paranaense do futuro, levando a uma mudança de pensamento e de cultura capaz, quem sabe, em ajudar a construir um futuro cada vez melhor.