O lúdico ainda pulsa!
Todo segundo sábado de cada mês um grupo de servidores da Biblioteca Pública Municipal do Centro de Toledo se fantasiam de bruxas, ogros, princesas e reis para, como num conto de fadas, transformarem-se em personagens reais de mundos da fantasia. Ali, boquiabertas com uma nova realidade, crianças de várias idades se divertem e depois fazem fila para tirar fotos ao lado de seus heróis e vilãs. Ah, claro, os pais também! O lúdico ainda pulsa, parafraseando a música dos Titãs do icônico Cabeça Dinossauro.
E pulsa porque ainda existem pessoas que acreditam no poder dos livros e da imaginação. Que têm fé na educação transformadora de verdade, para o bem. Os livros são uma porta preciosa para este novo mundo, onde a imaginação floresce e as histórias não têm limites. Autores de todas as nacionalidades são homenageados através desse projeto de contação de histórias que pode até reunir poucas pessoas, mas que é de uma grandeza imensurável porque está ajudando a formar uma nova geração não apenas de leitores, mas de cidadãos mais bem preparados para enfrentarem situações reais, algumas até parecidas com os desafios dos livros, mas que certamente serão mais facilmente resolvidos porque existe a leveza do coração e da mente.
Esse trabalho da Biblioteca acontece em algumas escolas e centros de educação infantil, tanto na rede pública quanto na particular, e deveria ser mais bem apoiado, afinal, é um trabalho voluntário de servidores que dedicam uma parte de seu tempo para ‘sair da caixa’ e fazer algo de bom para a sociedade. Um esforço hercúleo diante da falta de recursos, de novos livros, de mais pessoas…Menos mal que houve uma completa reforma do prédio da Biblioteca Pública Municipal, que agora conta com um espaço bem mais adequado para esse trabalho da contação de histórias, que já resultou numa Noite na Biblioteca e outras propostas cujo único objetivo é despertar nas crianças a necessidade de pensar diferente através das histórias eternizadas nas páginas de livros que, quando se aprende a ler, suas lições jamais são esquecidas.